06/08/2013 | Terça-feira | 12h35

Prefeitura e Unipampa celebram Acordo de Cooperação

Parceria visa o desenvolvimento e o mútuo assessoramento na realização de pesquisa, ensino e extensão nas áreas científica, cultural e tecnológica

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil (D) fala durante o ato de assinatura do Acordo de Cooperação celebrado entre prefeitura e Unipampa

Foto: Juliano Barbosa

A prefeitura e a Unipampa celebraram, na manhã desta terça-feira, 6, no gabinete do prefeito, Acordo de Cooperação (04/2013) que tem como objetivo conjugar esforços visando o desenvolvimento e o mútuo assessoramento na realização de pesquisa, ensino e extensão nas áreas científica, cultural e tecnológica, compartilhando recursos materiais, financeiros e humanos.

Com a celebração do Acordo, a prefeitura visa atender as demandas da comunidade, aperfeiçoando e qualificando seus serviços por meio de treinamento dos servidores, transferência de tecnologias e conhecimento, além da otimização de sua gestão interna.

– Tenho certeza que no ano que vem essa parceria já estará rendendo os primeiros resultados – disse o prefeito durante o ato de assinatura do Acordo, que contou com a presença de secretários e assessores da administração municipal, vereadores e professores, coordenadores, direção e alunos da Unipampa.

Dentre as atribuições descritas no Acordo, que vigerá pelo prazo de quatro anos, podendo ser prorrogado por igual período, estão a de propor e participar da elaboração de projetos e trabalhos conjuntos, inclusive no que diz respeito à promoção de encontros, seminários ou simpósios de natureza científica, técnica, cultural e acadêmica.

– A Unipampa está nos levando para o caminho do conhecimento, o qual nós temos o prazer de dividi-lo com a comunidade – destacou o secretário municipal de Relações Institucionais, Hamilton Berro.

Cadastro Técnico Multifinalitário

A primeira atividade envolvendo a parceria será desenvolvida pelo curso de Engenharia de Agrimensura. Com início previsto para a próxima semana, o projeto consiste, segundo o coordenador do curso, o engenheiro agrimensor Alexandre Lopes, na elaboração de um Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), que envolve levantamentos de dados topográficos e geodésicos do município, contendo informações das áreas social, da saúde, do meio ambiente, da educação e de imóveis, integrados a uma base de dados georreferenciada.

– Estamos tendo uma oportunidade única de desenvolver esse projeto. Em breve, colheremos os frutos dessa parceria – comentou Alexandre, para em seguida apresentar os demais professores envolvidos com o projeto.

Dentre as informações que serão coletadas, estão renda per capta, grau de escolaridade, número de pessoas por família, tipos de alimentos consumidos, metragem dos imóveis, total da área construída, estrutura da rede de esgoto, de coleta de resíduos sólidos, etc.

– A Unipampa sente-se feliz com essa parceria. Esperamos contribuir para o desenvolvimento da comunidade – ressaltou o diretor do campus de Itaqui, Cleber Maus Alberto.