02/09/2013 | Segunda-feira | 14h56

Aberta a Semana da Pátria 2013

Desfiles do Dia da Independência do Brasil ocorrem a partir das 8h15min do próximo sábado, na Rua Dom Pedro II

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Aluno do Instituto Estadual de Educação Osvaldo Cruz acende a Pira da Pátria

Foto: Juliano Barbosa

A Secretaria Municipal da Educação realizou na tarde de sábado, 31, na Rua Dom Pedro II (Parcão), o Encontro de Bandas. Participaram as escolas municipais Ranulfo Lacroix, Getúlio Vargas, José Gonçalves da Luz e Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa, as estaduais Dr. Roque Degrazia, Tito Corrêa Lopes, Aníbal Loureiro, Felipe Nery de Aguiar, São Patrício, Osvaldo Cruz e Prof.ª Odila Villordo de Moraes, as particulares Santa Teresa de Jesus/Copais e Corália Pereira Centeno, além do Programa AABB Comunidade.

Já na manhã de domingo, 1º, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, aconteceu a solenidade de abertura da Semana da Pátria 2013, que tem como temas nacional, estadual e municipal 'José Plácido de Castro', '100 Anos do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul' e 'O Centenário do Instituto Estadual de Educação Osvaldo Cruz', respectivamente. O Fogo Simbólico foi conduzido a pé, do 1º RC Mec até a praça, por representantes do Exército, Brigada Militar, alunos do Osvaldo Cruz e maratonistas locais. Coube a um aluno do Osvaldo Cruz acender a Pira da Pátria.

À tarde, na Rua Dom Pedro (Parcão), abriram os desfiles desse ano o Centro de Convivência Idosos de Itaqui e da comunidade de Osório Braga (Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e setores envolvidos), o Programa AABB Comunidade, as escolas municipais de Educação Infantil Rosa Solés (banda da Escola Municipal Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa), Maria Cândida (banda da Escola Municipal Otávio Silveira), Gládis Fernandes (banda da Escola Estadual Prof.ª Odila Villordo de Moraes), Nossa Senhora Aparecida (banda da Escola Municipal Ranulfo Lacroix) e Casa da Criança (banda da Escola Estadual Aníbal Loureiro), além do Programa Cidadão em Ação (banda da Escola Municipal Otávio Silveira), da Escola Técnica Itaquiense (banda da Escola Municipal Ranulfo Lacroix), do Pelotão Valentes de Davi, da Uninter, do Rotary Club de Itaqui, da Casa da Amizade, do Lions Clube de Itaqui e do Léo Clube.

No próximo sábado, 7, Dia da Independência do Brasil, a partir das 8h15min, na Rua Dom Pedro II (Parcão), será a vez de desfilarem, pela ordem, os Bombeiros, o 1º RC Mec, a Escola Bem-Me-Quer/Apae, a Secretaria Municipal da Saúde e setores envolvidos, o Instituto Estadual de Educação Osvaldo Cruz, a Escola Municipal Otávio Silveira, a Escola Municipal Ranulfo Lacroix, a Escola Corália Pereira Centeno, a Escola Estadual Aureliano Barbosa, a Escola Estadual Prof.ª Odila Villordo de Moraes, a Escola Municipal Getúlio Vargas, a Escola Municipal José Gonçalves da Luz, a Escola Municipal Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa, a Escola Estadual Dr. Roque Degrazia, o Colégio Estadual São Patrício, a Escola Estadual Tito Corrêa Lopes, a Escola Municipal Vicente Solés, a Escola Estadual Felipe Nery de Aguiar, a Escola Estadual Aníbal Loureiro e a Escola Santa Teresa de Jesus/Copais.

Já à tarde, a partir das 17h, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, ocorre a solenidade de encerramento da Semana da Pátria 2013.

*Veja mais fotos no Álbum de Imagens