Notícias

10/09/2013 | Terça-feira | 09h42

Escolas da Rede Municipal receberão recursos do FNDE para o desenvolvimento do Programa Mais Educação

Educandários tiveram seus planos de atendimento avaliados e aprovados pelo Ministério da Educação

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Recursos do FNDE mantêm o programa em desenvolvimento nas escolas da Rede Municipal de Ensino

Recursos do FNDE mantêm o programa em desenvolvimento nas escolas da Rede Municipal de Ensino
Foto: Reprodução

As escolas municipais José Gonçalves da Luz, Vicente Solés, Getúlio Vargas, Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa, Otávio Silveira, Ranulfo Lacroix, Clarimundo José Pinto, Osório Braga, João Matas Solés e Luiz Sanchotene, selecionadas para o Programa Mais Educação, tiveram seus planos de atendimento avaliados e aprovados pelo Ministério da Educação (MEC). Os educandários agora aguardam os repasses dos recursos. 

Segundo o MEC, através do Plano de Atendimento Geral Consolidado, serão repassados às escolas R$ 320.545,97, que servirão para ressarcir monitores, materiais de consumo e de apoio para o desenvolvimento das atividades, beneficiando 1.833 alunos da Rede Municipal de Ensino. 

O Programa 

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, tais como: acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; direitos humanos; cultura e artes; cultura digital; prevenção e promoção da saúde; educomunicação; educação científica e educação econômica. 

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos, destacou-se o uso do Índice de Efeito Escola (IEE), indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada (fonte: portal.mec.gov.br). 

Fonte: Secretaria Municipal da Educação