16/09/2013 | Segunda-feira | 08h56

Itaqui é contemplado com retroescavadeira do PAC 2

Máquina foi entregue pelo MDA, ná última sexta-feira, em Giruá

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil (2º, da esq. pra dir.), secretário Hildebrando (à esq. do prefeito) e os motoristas que fizeram curso de dois dias, em Caxias do Sul, para operar o equipamento

Foto: Juliano Barbosa

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou, na última sexta-feira, 13, retroescavadeiras para 62 municípios gaúchos, entre os quais Itaqui. A doação universaliza a distribuição desse tipo de equipamento para todos os municípios do Estado com até 50 mil habitantes. As máquinas serão usadas para reforçar a reestruturação produtiva dos agricultores familiares, a partir da conservação contínua das estradas vicinais.

Os municípios foram selecionados pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo Federal. O investimento por parte do MDA para aquisição das máquinas foi superior a R$ 9,6 milhões – cada retroescavadeira custa, em média, R$ 170 mil. O conjunto de equipamentos deve atender cerca de 192 mil moradores da área rural, sendo 55 mil agricultores familiares.

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário municipal de Obras, Viação e Transportes, Hildebrando dos Santos, participaram do ato de entrega das retroescavadeiras, ocorrido no Pavilhão Ângelo Gabriel Cambri do Parque de Exposições Olmiro Callai, em Giruá. O evento contou com as presenças do governador Tarso Genro, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entre outros.

Na ocasião, Gil assinou o termo de doação e entregou os documentos exigidos pelo MDA para recebimento da chave, documentação do veículo e autorização para transporte imediato até Itaqui. O prefeito, inclusive, foi um dos seis escolhidos, entre os 62 prefeitos presentes, para receber a chave da retroescavadeira das mãos do governador e do ministro.

Após as retroescavadeiras, os municípios receberão motoniveladoras e caminhões, o que deverá ocorrer nos próximos meses. Com isso, os R$ 9,6 milhões investidos na etapa de Giruá deverão ser triplicados pelo MDA.

<<   |   >>