24/09/2013 | Terça-feira | 15h40

Itaqui marca presença em evento do Programa Escolas Interculturais de Fronteira

Atividade foi realizada na Universidade Federal de Santa Maria

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Secretária Rosângela (2ª, da dir. pra esq.) participa da abertura na mesa das autoridades

Foto: Divulgação/Sec. Mun. Educação

A secretária municipal da Educação, Rosângela Debortoli, acompanhada de professores e diretores das escolas municipais Vicente Solés e Otávio Silveira, participou, nesta segunda-feira, 23, das 9h às 16h, no Audimax - Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, da abertura e aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento para Professores das Escolas Interculturais de Fronteira.

O curso, que faz parte do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), realizado pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Básica, tem como objetivo qualificar de forma continuada os docentes, coordenadores pedagógicos, diretores, orientadores educacionais e supervisores escolares que atuam no programa em Itaqui e São Borja. O mesmo será aplicado de forma semipresencial e terá duração de 140 horas.

Nesta segunda, durante a abertura do curso, palestrou o sr. Paulo Alves da Silva, da Diretoria de Currículos e Educação Integral do MEC, que abordou, direto de Brasília, via skype, o tema Perspectivas sobre o Programa Escolas Interculturais de Fronteira. Na sequência, foi a vez da professora doutora Eliana Rosa Sturza, coordenadora do PEIF/UFSM, apresentar o Curso de Aperfeiçoamento das Escolas de Fronteira. Por fim, a aula inaugural, que teve como título Por uma pedagogia culturalmente sensível aos saberes dos alunos, dos professores e da comunidade: o contexto escolar como ambiente ideal para o reconhecimento dos saberes, para a formação cidadã e para uma educação sem preconceitos. A coordenação foi do professor doutor Paulo Ricardo Borges, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Fonte: Secretaria Municipal da Educação