10/09/2013 | Terça-feira | 15h25

Município sedia 6º Encontro Regional da Defesa Civil

Evento reuniu 14 Defesas Civis da Fronteira Oeste no Prezewodowski. A de Itaqui será homenageada pelo governo do Estado no dia 23

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Encontro teve como principal objetivo promover o estudo da Lei Federal nº 12.608, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil

Foto: Juliano Barbosa

A 10ª Coordenadoria Regional da Defesa Civil realizou, durante a amanhã e início da tarde desta terça-feira, 10, no Theatro Prezewodowski, o 6º Encontro Regional da Defesa Civil. Participaram Defesas Civis dos 14 municípios da Fronteira Oeste que integram a coordenadoria, que tem sua sede em Uruguaiana. São eles: Itaqui, Alegrete, Barra do Quaraí, Jaguari, Maçambará, Manoel Viana, Nova Esperança do Sul, Quaraí, São Borja, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Santiago, Unistalda e Uruguaiana.

Durante a abertura, os presentes ouviram as saudações do prefeito Gil Marques Filho, do coordenador municipal da Defesa Civil, Marcos dos Santos, e do coordenador regional, capitão Gerson Corrêa de Mello. Segundo o capitão Gerson, o encontro teve como principal objetivo promover o estudo da Lei Federal nº 12.608, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, já que houve mudanças no sistema de decretação de situação de emergência e de estado de calamidade pública, entre outras menos significativas.

A 10ª Coordenadoria realiza os encontros regionais periodicamente. Itaqui é o sexto município a sediar um em 2013. Já haviam sido sedes Uruguaiana (duas vezes), São Borja, Alegrete e Jaguari. O próximo encontro ainda não tem data e local definidos.

Pela forma como prestou assistência às vítimas de desastres ambientais e climáticos registrados no município nos últimos anos, como as cheias do rio Uruguai, que desalojam dezenas de moradores ribeirinhos, a Defesa Civil de Itaqui, por indicação da Defesa Civil do Estado, receberá a Medalha da Defesa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A solenidade acontece no próximo dia 23, às 16h30min, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na ocasião, o coordenador Marcos dos Santos se fará presente.