27/09/2013 | Sexta-feira | 09h10

Prefeito Gil e secretário Hildebrando pleiteiam junto ao Badesul R$ 2 milhões para calçamento de ruas

Projeto prevê que 60 quadras sejam calçadas, contemplando diversos bairros da cidade

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Da esq. pra dir.: Hildebrado, Gil, Pery, Burmann, Valmor e Marcia conversam durante a reunião no Badesul

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho e o secretário municipal de Obras, Viação e Transportes, Hildebrando dos Santos, estiveram reunidos, na tarde desta quinta-feira, 26, na sede do Badesul Desenvolvimento, em Porto Alegre, com o diretor vice-presidente do banco, Pery Francisco Coelho. Também participaram da reunião a responsável pela Superintendência de Operações do Setor Público do Badesul, Marcia Santana, o deputado estadual Gerson Burmann (PDT) – que esteve presente a pedido do prefeito Gil e do secretário Hildebrando –, e o seu chefe de gabinete, Valmor Krysczun.

Durante a reunião, Gil e Hildebrando solicitaram a Pery que seja realizado novo estudo da operação contratada pela prefeitura em 2011, junto ao banco, para calçamento de vias públicas em Itaqui. Segundo o vice-presidente, há recurso disponível para atender a demanda. Pery, inclusive, designou Marcia Santana para dar andamento à solicitação. De acordo com ela, o processo será encaminhado para análise da área técnica, onde passará por nova avaliação financeira. Enquanto isso, o município deverá encaminhar alguns documentos ao Badesul.

Segundo Hildebrando, o projeto prevê o calçamento de 60 quadras, contemplando ruas de diversos bairros da cidade. Para tanto, estão sendo pleiteados junto à instituição financeira cerca de R$ 2 milhões.

Assembleia da Famurs

Pela manhã, o prefeto Gil participou de assembleia geral ordinária da Federação das Associações de Municípos do Rio Grande do Sul (Famurs), na sede da entidade, com outros 26 presidentes de associações de municípios – Gil estava representando a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), da qual é vice-presidente.

Comandada pelo presidente da Famurs e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, e demais membros da diretoria da entidade, a assembleia teve na pauta apresentação dos programas Brasil Transparente e Fortalecimento da Gestão; apresentação do plano de trabalho que embasa o Termo de Cooperação Técnica (TCE/MP/FEPAM) para o desenvolvimento de ações de orientação aos executivos municipais referente à Lei Complementar n° 140/2011; posição da entidade referente ao Projeto de Lei n° 35/2012; Marcha Gaúcha dos Prefeitos; ação conjunta com a Conab na distribuição de sucos de uva, além de assuntos gerais.

Durante o encontro, Gil cobrou da Famurs uma posição firme em relação à PL 35, que entre outras disposições, altera valores e aplicação de multas para agentes públicos auditados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

– Daqui a pouco vão faltar candidatos a prefeito. Os municípios estão se tornando 'ingovernáveis' – disse.

A assembleia também contou com a presença do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

<<   |   >>