18/09/2013 | Quarta-feira | 12h44

Prefeitura promove discussão do Plano Diretor e dos códigos de Posturas e de Edificações do Município

Leis serão debatidas durante audiência pública marcada para o próximo dia 30, na sede do Legislativo

imprensa@itaqui.rs.gov.br

'Com a participação efetiva da comunidade, Itaqui se torna modelo de desenvolvimento justo e sustentável', diz o prefeito

"Com a participação efetiva da comunidade, Itaqui se torna modelo de desenvolvimento justo e sustentável", diz o prefeito
Foto: Divulgação

A prefeitura realiza, no próximo dia 30, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores, audiência pública para discutir revisões e alterações a serem efetuadas na Lei Municipal nº 3.243/07 (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado), Lei Municipal nº 3.244/07 (Código de Posturas) e Lei Municipal nº 3.245/07 (Código de Edificações do Município).

– Com a participação efetiva da comunidade, Itaqui se torna modelo de desenvolvimento justo e sustentável – diz o prefeito Gil Marques Filho.

Para quem não sabe, o Plano Diretor é o instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. Já o Código de Posturas é a lei que reúne o conjunto das normas municipais referentes ao uso dos espaços públicos, ao funcionamento de estabelecimentos, à higiene, ao sossego público, entre outros. Por fim, o Código de Edificações do Município, que define regras mínimas de salubridade e de impacto ambiental dos edifícios a serem projetados, assim como leis de uso e ocupação do solo, determinando o que pode efetivamente ser construído.

– Nessa audiência pública, o importante é ouvirmos a comunidade, desde entidades, empresas, imprensa a profissionais liberais ou quem mais tiver interesse em participar – explica o secretário municipal de Relações Institucionais, Hamilton Berro.