16/09/2013 | Segunda-feira | 09h50

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Hospedeiro Luis Osório Carpes de Souza acende o candeeiro crioulo

Foto: Juliano Barbosa

A Semana Farroupilha 2013 foi aberta oficialmente às 17h do último sábado, 14, no Monumento do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho –, localizado no Parque Comendador Firmino (Parcão). A solenidade foi organizada e conduzida pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer e a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa) 2012/13.

Após percorrer a cavalo 74 km, a Chama Crioula, que este ano completa 34 anos acesa permanentemente, foi transferida para o candeeiro crioulo pelo hospedeiro Luis Osório Carpes de Souza, proprietário da Fazenda Ipê. Uma centelha foi entregue às entidades tradicionalistas que formaram o cortejo que conduziu a Chama até a cidade – segundo o presidente da Cosfa, Márcio Barros, cerca de 430 cavalarianos compuseram a comitiva. Dessa forma, foram abertos oficialmente os festejos farroupilhas, que esse ano têm como tema O Rio Grande do Sul no Imaginário Social.

Durante a solenidade, também foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do RS, de Itaqui e do MTG, executados os hinos Nacional e Riograndense, realizadas apresentações musicais do grupo Os Pioneiros e do Coral da Melhor Idade, do Centro de Convivência RS Amigo do Idoso, além das saudações do prefeito Gil Marques Filho, do secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer, José Airton Garcia, e do vereador Éber Escobar (presidente do Legislativo).

No feriado de 20 de Setembro, que marca o aniversário da Revolução Farroupilha (1835-1845), os desfiles das entidades tradicionalistas estão previstos para iniciarem às 9h, na Rua Dom Pedro II (entre as ruas Felipe Nery de Aguiar e 20 de Setembro). O Troféu Manoelito de Ornellas, a premiação em dinheiro e os certificados de participação na condução da Chama Crioula (da Fazenda Ipê até ao Monumento do MTG) serão entregues no dia 27, às 20h, durante solenidade no Theatro Prezewodowski.

*Veja mais fotos no Álbum de Imagens