02/10/2013 | Quarta-feira | 11h12

Escolas municipais participam de oficina do projeto 'Tribos nas Trilhas da Cidadania'

Evento teve como sede a Escola Otávio Silveira

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Oficina de lançamento do livro 'Tribos nas Trilhas da Cidadania - 10 Anos de Voluntariado Juvenil e Ações Transformadoras'

Foto: Divulgação/Sec. Mun. Educação

Promovida pela ONG Parceiros Voluntários, sob o amparo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e organizada pelo Setor Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, foi realizada, nesta terça-feira, 1º, na Escola Municipal Otávio Silveira, oficina de lançamento do livro 'Tribos nas Trilhas da Cidadania - 10 Anos de Voluntariado Juvenil e Ações Transformadoras'.

Durante o evento, realizado pela manhã e à tarde, a professora Jandira Freitas, da ONG Parceiros Voluntários, de Porto Alegre, ministrou palestra sobre o tema 'Prática Social Cidadã'. Participaram oito escolas municipais, representadas pelos professores 'tribeiros' e componentes da direção. A secretária municipal da Educação, Rosângela Debortoli, também marcou presença.

As escolas ganharam um exemplar do livro, que tem como autoras Daniela Haetinger e Maria Helena Pereira Johannpeter, e também receberam orientação sobre o projeto 'Tribos nas Trilhas da Cidadania', que consiste em ações de mobilização social empreendidas por jovens que querem transformar a sua realidade, baseadas em três eixos: Trilha da Cultura, Trilha da Educação pela Paz e Trilha do Meio Ambiente.

A Trilha da Cultura busca, pelas ações, preservar e cuidar do patrimônio cultural do povo envolvido. Já a Trilha da Educação pela Paz foca em ações de respeito à vida, com práticas de não-violência e de defesa da liberdade de expressão. Por fim, a Trilha do Meio Ambiente, destinada ao cuidado com o planeta, cujas ações não dependem exclusivamente dos governos – pequenas ações de alcance dos jovens podem ser feitas.

Fonte: Secretaria Municipal da Educação

<<   |   >>