29/10/2013 | Terça-feira | 12h06

Indústria, Comércio e Turismo busca parceria do Sebrae-RS para instalação de Ponto de Atendimento para capacitação do micro e pequeno empreendedor

Reunião para definir o assunto ocorreu na manhã desta terça, 29, no gabinete do prefeito

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Reunião com os técnicos do Sebrae-RS

Foto: Juliano Barbosa

A Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo está formalizando uma parceria com o Sebrae-RS – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul – para instalação de um Ponto de Atendimento do Sebrae-RS em Itaqui.

Para tanto, se reuniram, na manhã desta terça-feira, 29, o prefeito Gil Marques Filho, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Ricardo Cabreira, e os técnicos da gerência regional do Sebrae-RS/Campanha e Fronteira Oeste, Edson Luis Linhares e Ângela Figueredo.

Durante o encontro, ocorrido no gabinete do prefeito, ficou definido que o Sebrae-RS estabelecerá um plano de ação, por meio de contato prévio e posterior visita ao município, visando a instalação do Ponto de Atendimento, que entre os serviços oferecidos, está o de capacitação do micro e pequeno empreendedor.

Vale lembrar que a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo é a responsável em Itaqui pelas ações do Programa Gaúcho de Microcrédito, da Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa – de acordo com o secretário Ricardo, em pouco mais de quatro meses de funcionamento do programa, já são 40 solicitações de crédito aprovadas.

O Sebrae-RS mantém no município parcerias com a Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Unipampa e a própria prefeitura, através do Empretec – metodologia voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.

Central de Achados e Perdidos

Através do Decreto nº 6.273, o prefeito Gil criou a Central Municipal de Achados e Perdidos, vinculada à Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, e que ficará localizada na antiga Central de Informações, quase no cruzamento da Avenida Borges de Medeiros com a Rua Dom Pedro II.

Caberá à Central receber documentos e objetos perdidos; exigir do reclamante identificação que comprove a propriedade dos documentos; havendo endereço para correspondência nos documentos, enviar notificação, via Correios, solicitando o comparecimento do interessado à Central, bem como divulgar nos meios de comunicação locais e em um mural da Central a relação dos documentos e objetos encontrados.

A assinatura do decreto pelo prefeito ocorreu logo após à reunião com os técnicos do Sebrae-RS.

Feira do Comércio

A 1ª Feira do Comércio de Itaqui foi realizada durante a 40ª Expofeira de Itaqui e Maçambará, de 22 a 27 de outubro, no Parque de Exposições.

Realizada pela Câmara de Dirigentes Logistas, a Feira teve o apoio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo e reuniu cerca de 40 expositores. Também foi montada uma praça de alimentação no local.