02/10/2013 | Quarta-feira | 10h08

Secretaria da Educação realiza etapa municipal da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Evento contou com a presença da coordenadora-adjunta da 10ª CRE, Mariza da Rosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Tema da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Foto: Divulgação/MEC

Na quarta-feira da semana passada, 25, durante a tarde, no plenário da Câmara de Vereadores, aconteceu a etapa municipal da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), promovida pelo Ministério da Educação (MEC), e que tem como tema 'Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis'. Participaram do evento professores e alunos delegados e suplentes das escolas municipais e estaduais, que apresentaram seus trabalhos e projetos de ação.

A etapa municipal contou com a coordenação da professora Ieda Maria de Souza, representante da Secretaria Municipal da Educação. A secretária municipal, Rosângela Debortoli, participou do encontro acompanhada de sua equipe pedagógica. Já a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE) esteve representada pela coordenadora-adjunta, Mariza Cristina da Rosa.

Compuseram a comissão encarregada de selecionar os trabalhos para a etapa municipal: Hugo Mendes (chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar); Rodolfo Silveira (representante da Comissão do Meio Ambiente da Corsan); Gisele Marques (bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente); Paulo dos Santos (professor, representante da Secretaria Municipal da Educação); Joana Moleda (assessora de Educação Ambiental da 10ª CRE); Marlise Grecco (assessora de Saúde Escolar da 10ª CRE), e Gisele Lobato (assessora do Programa Escola Aberta e da coordenadora adjunta da 10ª CRE).

Durante o andamento das atividades, foi selecionado o trabalho apresentado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Clarimundo José Pinto, da localidade do Ibicuí, através da professora encarregada, Júlia dos Santos, e dos alunos Roger Tuparaí (delegado) e Willian Rodrigues (suplente), sob o título 'Educação Ambiental para Cidadania'. Também foram escolhidas as apresentações do Instituto Estadual de Educação Osvaldo Cruz e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa. Os mesmos representarão Itaqui na etapa regional.

A IV CNIJMA tem como objetivo estimular a construção do conhecimento e das práticas ambientais, bem como proporcionar reflexão sobre políticas educacionais ligadas ao meio ambiente, apresentando propostas de intervenção por parte da comunidade escolar frente às demandas contemporâneas.

Fonte: Secretaria Municipal da Educação