07/10/2013 | Segunda-feira | 09h25

Semana do Idoso 2013 termina com grande confraternização entre idosos de Itaqui, Uruguaina e da Comunidade Osório Braga

Cerca de 200 idosos participaram das atividades, marcadas por baile, gincana, dança e disputas de bocha e carteado

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Idosas de Uruguaiana vencem a disputa de dança e posam para foto com a coordenadora do Centro de Convivência, Elenir Garay

Foto: Divulgação/Centro de Convivência RS Amigo do Idoso

Terminou no último sábado, 5, a Semana do Idoso 2013. Desenvolvida pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e pelo Conselho Municipal do Idoso, a programação teve início no dia 27 de setembro com a caminhada 'Respeite um idoso, você também vai envelhecer', realizada pela Rua Independência, entre as ruas 20 de Setembro e João Dubal Goulart.

No dia 1º, Dia Internacional do Idoso, a programação contou com a participação da Secretaria Municipal da Saúde, que ofereceu um saboroso café da manhã aos idosos do Centro de Convivência RS Amigo do Idoso, localizado na sede da Associação dos Servidores Municipais de Itaqui (Asemi). Além do café, os idosos puderam desfrutar de vários serviços oferecidos pela Secretaria, como exame de glicose (HGT), verificação de pressão arterial e coleta de sangue para análise dos níveis de colesterol, triglicerídeos, além de hepatite e HIV.

Na ocasião, a secretária municipal da Saúde, Eliane Goulart, anunciou que o dr. Renan de Vargas, médico integrante do Programa Mais Médicos, atenderá no Centro de Convivência ao menos uma vez por mês. Renan também participou da confraternização, assim como o prefeito Gil Marques Filho. Eles foram recepcionados pelo secretário substituto da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Miguel Araújo, e pela presidente do Conselho Municipal do Idoso e coordenadora do Centro, Elenir Garay.

A programação teve sequência na quarta-feira, 2, com um passeio dos idosos pelas principais áreas de lazer e pontos turísticos da cidade. Já na quinta, no Theatro Prezewodowski, eles assistiram a apresentações musicais de Luis Antônio Goulart, Jorge Pimentel, Giliard Borges e do Ballet Stela Scherer.

No dia do encerramento da Semana do Idoso 2013, uma grande confraternização reuniu, no Centro de Convivência, cerca de 200 idosos de Itaqui, Uruguaiana e da Comunidade Osório Braga, das localidades de Itaó, Curuçu e Passo da Cachoeira. Na oportunidade, eles participaram de diversas atividades, marcadas por baile, gincana, dança e disputas de bocha e carteado. Também foram escolhidas a rainha e as princesas do Coral da Melhor Idade, sendo eleitas Alba Moraes (rainha), Ivone Debortoli (princesa) e Adilia Goulart (princesa).

A comissão julgadora, que avaliou todas as disputas, esteve composta da seguinte forma: Miguel Araújo (secretário substituto de Assistência Social), Lira Bueno de Almeida (gerente do Banrisul), Tânia Ferner (coordenadora do CRAS Acolher), Flávia Odete Rener (assistente social do CREAS Novos Laços), Sônia Assunção (Setor Municipal de Cultura), Vera do Prado (Amigos da Cultura) e Iara Alderete (professora da Rede Estadual).

Centro de Convivência

O Centro de Convivência RS Amigo do Idoso abriga cerca de 90 idosos de diferentes bairros. No local, de segunda a sexta, das 13h30min às 18h, coordenados por oito monitores, os idosos assistem a palestras e filmes, participam de passeios pela cidade e de atividades físicas, religiosas e motivacionais. Eles também integram o Coral da Melhor Idade, coordenado pelos instrutores de música e dança, Jones Dias e Benjamin da Silva Filho, respectivamente.

Abaixo, confira os resultados das disputas realizadas no sábado, 5, dia do encerramento da Semana do Idoso 2013:

> Truco: 1º lugar - Idosos do Centro de Convivência RS Amigo do Idoso (Itaqui)
> Pife: 1º lugar - Idosos do Centro de Convivência RS Amigo do Idoso (Itaqui)
> Canastra: 1º lugar - Idosos de Uruguiana
> Bocha: 1º lugar - Idosos de Uruguiana
> Gincana: 1º lugar - Comunidade Osório Braga (bicampeã)
> Dança: 1º lugar - Idosos de Uruguiana

Fonte: Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso

<<   |   >>