13/11/2013 | Quarta-feira | 10h36

Equipe do canal TV Escola está em Itaqui gravando para o programa Salto para o Futuro

Pauta é sobre o Escolas Interculturais de Fronteira. Gravação começou na manhã desta quarta, 13, na Escola Otávio Silveira

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Equipe da TV Escola grava dentro de sala de aula da Escola Otávio Silveira

Foto: Juliano Barbosa

Uma equipe do canal TV Escola, com sede no Rio de Janeiro, está em Itaqui gravando para o programa Salto para o Futuro. Formada por operador de câmera, auxiliar, produtor, diretor de externa e apresentador, a equipe chegou à cidade nesta quarta-feira, 13, e aqui permanece até o próximo sábado, 16, colhendo material para o programa, que vai ao ar em 2014, provavelmente no mês de abril, segundo o apresentador Murilo Ribeiro, que também é editor executivo.

A pauta do programa é sobre o Escolas Interculturais de Fronteira, programa instituído pelo Governo Federal através da Portaria nº 798, de 19 de junho de 2012, que visa promover a integração regional por meio da educação intercultural e bilíngue entre as cidades de fronteira, uma parceria dos governos brasileiro e argentino. Ontem, 12, a equipe gravou em São Borja. Amanhã, 14, ela gravará em Alvear (ARG), onde acontecerá integração entre a Escola Municipal Otávio Silveira, que recebe a equipe no dia de hoje, 13, em Itaqui, e a argentina Escuela Comercial Dr. Mamerto Acuña.

– Estamos aqui para mostrar, por meio do programa, de que forma o intercâmbio está contribuindo para o aprendizado dos alunos envolvidos – informa Murilo.

O programa Salto para o Futuro, que este ano completou duas décadas de existência, vai ao ar todas as segundas e quartas, das 17h às 18h.

O que é a TV Escola

A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação (MEC), sintonizado por antena parabólica, destinado aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender.

Criado em setembro de 1995, foi ao ar oficialmente para todo o Brasil em 4 de março de 1996. Em dezembro de 2003, a TV Escola realizou uma das primeiras transmissões de TV digital por IP, através de um projeto experimental denominado TV Escola Digital Interativa (TVEDI).

A TV Escola exibe 24 horas diárias de séries e programas educativos, que estão divididos em cinco faixas temáticas, que recebem os seguintes nomes: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Salto para o Futuro e Escola Aberta. Também são produzidos programas de cursos de língua estrangeira (inglês, espanhol e francês).

Todos os programas produzidos pela TV Escola são distribuídos gratuitamente pela internet (fonte: tvescola.mec.gov.br e wikipedia.org).