04/11/2013 | Segunda-feira | 15h47

Médicos cubanos chegam para trabalhar em Itaqui através do programa Mais Médicos

Marta e Martin foram apresentados ao prefeito Gil na manhã desta segunda-feira, 4

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Marta (3ª, da dir. para a esq.) e Martin (2º, da dir. para a esq.) são apresentados pela secretária Eliane ao prefeito Gil (1º, à dir.)

Foto: Dariéle Talhaferro

O prefeito Gil Marques Filho foi apresentado pela secretária municipal da Saúde, Eliane Goulart, na manhã desta segunda-feira, 4, a outros dois médicos que chegam a Itaqui para trabalhar em unidades de saúde do município através do programa Mais Médicos, do governo Federal.

Os cubanos Marta Dolores Arocha Hernandez e Martin LLanes Olivera se juntam ao são-borjense Renan Lopes de Vargas, que vem prestando atendimento na rede municipal de saúde desde o final do mês de setembro. Com uma média de 800 atendimentos mensais por médico, de acordo com o secretário substituto da Saúde, Leonardo Betin, e multiplicando esse número por três, serão, a partir de agora, cerca de 2,4 mil consultas atendidas a cada mês pelos recém-chegados médicos, ou seja, aproximadamente 28,8 mil atendimentos por ano.

O contrato de trabalho destes profissionais tem validade de três anos, podendo ser prorrogado por mais três. Durante esse período, o governo Federal paga uma bolsa mensal de R$ 10 mil para trabalho com dedicação exclusiva para atenção básica no SUS, o Sistema Único de Saúde. Ao município cabe custear o transporte, moradia e alimentação dos médicos.

Ainda de acordo com Leonardo, já está definido que um dos médicos cubanos irá atender no postinho do bairro Chácara. O outro ainda não tem um local definido. Vale lembrar que o dr. Renan está atendendo no Centro de Saúde.

Marta e Martin, médicos generalistas, são da cidade de Camagüey, a terceira mais populosa de Cuba, com cerca de 300 mil habitantes, e que fica a uma distância aproximada de 540 km da capital Havana.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde