05/11/2013 | Terça-feira | 12h39

Músicos se reúnem com o prefeito e solicitam a manutenção do 19º Festival de Músicas para o Carnaval

Evento poderá ser realizado em 2014, mas com custos reduzidos

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Músicos querem que o festival seja realizado em 2014

Foto: Juliano Barbosa

"O Festival pode ser realizado, desde que não se ultrapasse o limite financeiro". A frase é do prefeito Gil Marques Filho e foi dita na manhã desta terça-feira, 5, durante reunião com um grupo de músicos e que também contou com as presenças da secretária municipal da Fazenda, Sandra Krahn, e do vereador Éber Escobar, presidente do Legislativo.

Durante o encontro, os músicos solicitaram ao prefeito a manutenção do 19º Festival de Músicas para o Carnaval, já que Gil havia, durante reunião com as escolas de samba no último dia 23 de outubro, acenado com a possibilidade de não realizá-lo em razão do alto custo e da delicada situação financeira em que se encontra o município.

– Viemos aqui solicitar ao senhor que não deixe de realizar o festival. Se custou caro este ano, que se diminuam os custos para 2014. Acreditamos que é possível realizá-lo de forma mais modesta, com poucos recursos, mas sem tirar seu brilho – disse Pompilho Galvão, espécie de porta-voz do grupo.

A 18ª edição do evento, realizada nos dias 31 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro de 2013, no Parque Comendador Firmino (Parcão), teve um custo aproximado de R$ 98 mil.

– Esse valor tem de ser reduzido no mínimo pela metade, e olhe lá – ressaltou o prefeito.

Custos com sonorização, palco, iluminação, segurança, premiação, jurados e arquibancadas entraram na pauta. Inclusive, ventilou-se a possibilidade de realizar o evento sem arquibancadas e com jurados de Uruguaiana, em vez de jurados da Associação de Jurados do Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul (Ajucepergs), como vem acontecendo nos últimos anos.

Outra possibilidade é a de criação, por meio de decreto, de uma comissão pró-festival, a exemplo da Comcari – Comissão Pró-Carnaval de Rua de Itaqui. Também foi sugerida a realização do evento no final de janeiro de 2014, praticamente um mês antes do carnaval – o festival é tradicionalmente realizado uma semana antes do Reinado de Momo. No próximo ano, a maior festa popular brasileira acontecerá entre os dias 1º e 4 de março.