11/11/2013 | Segunda-feira | 12h28

Prefeito Gil pleiteia conservação da ponte sobre o rio Ibicuí e recebe resposta do DNIT

De acordo com o órgão, está prevista construção de nova ponte ligando Itaqui a Uruguaiana

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Nova ponte sobre o rio Ibicuí, na BR-472, pode sair do papel em breve

Foto: Reprodução

O prefeito Gil Marques Filho recebeu, na manhã desta segunda-feira, 11, e-mail do secretário executivo da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), Washington Bonorino, no qual informa que a Amfro recebeu ofício do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, eng. Pedro Luzardo Gomes, onde consta resposta sobre a preocupação dos prefeitos da região em relação ao precário estado de conservação da ponte sobre o rio Ibicuí, na BR-472, divisa dos municípios de Itaqui e Uruguaiana.

A preocupação dos prefeitos ficou demonstrada através da manifestação do então presidente em exercício da Amfro, Gil Marques Filho, no último dia 24 de setembro, durante assembleia geral ordinária da entidade, em Porto Alegre. Naquela oportunidade, o prefeito Gil, que é vice-presidente da Amfro – o presidente é o prefeito de Alegrete, Erasmo Silva –, solicitou serviços de manutenção e recapeamento do asfalto em toda a extensão da ponte.

A manifestação do prefeito, acolhida de forma unânime por seus pares, foi encaminhada ao DNIT, em Brasília, e, posteriormente, à superintendência do órgão no Rio Grande do Sul, de acordo com o secretário executivo da Amfro.

O ofício assinado pelo superintendente regional do DNIT, foi anexado ao e-mail enviado por Washington ao prefeito Gil. O secretário executivo, inclusive, finaliza o correio eletrônico dizendo o seguinte: "Veja que na resposta, a essência alvissareira é a notícia da licitação para a construção de uma nova ponte, com 1.628 metros de extensão e 13 metros de largura, além de seus respectivos acessos".

O processo licitatório para elaboração de projeto de engenharia para construção da ponte está concluído, conforme consta no ofício. Ainda de acordo com o documento, a comissão, após análise, concluiu pela classificação da empresa Incorp - Consultoria & Assessoria, única licitante participante do certame, informando que o resultado do julgamento será publicado no Diário Oficial da União.