18/11/2013 | Segunda-feira | 10h18

Projeto de restauração do prédio do antigo Mercado Público é apresentado durante audiência pública na Câmara de Vereadores

De autoria da arquiteta bageense Magali Gonçalves, projeto tem custo de R$ 7,2 milhões

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Magali apresenta o projeto

Foto: Juliano Barbosa

Na noite da última quinta-feira, 14, durante audiência pública realizada no plenário da Câmara de Vereadores, a arquiteta bageense Magali Gonçalves apresentou o projeto de restauração do prédio do antigo Mercado Público.

O projeto, que tem custo de R$ 7.296.726,99, prevê auditório, sanitários, restaurante, cafeteria, bancas, salas multifuncionais, institucionais e para uso dos governos municipal e estadual, tanque de carpas no terraço e prédio anexo – neste caso, estabelecendo um contraste entre a arquitetura antiga e a moderna.

Magali, que esteve acompanhada da também arquiteta Tatiana Pacheco e da ex-vereadora e criadora da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Cultural do RS, Jussara Carpes, que foi secretária de Cultura e chefe de gabinete, entre 2001 e 2008, durante os mandatos do então prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, ajudou a restaurar antigas edificações em Santa Vitória do Palmar, Candiota e Bagé.

Vale lembrar que o prédio do antigo Mercado Público foi declarado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), em dezembro de 2009, patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.

O projeto original é de autoria do arquiteto itaquiense Paschoal Minoggio. Localizado na Rua Osvaldo Aranha, 1126, próximo ao Cais do Porto, é um dos raros prédios do Estado construído especialmente para uso como mercado e um dos principais referenciais urbanos do município. Sua inauguração ocorreu em 1909.

– Itaqui merece ter o Mercado Público restaurado. Seria um presente para a cidade – disse o prefeito Gil Marques Filho.

– Com este belíssimo projeto, que, inclusive, já foi aprovado pelo IPHAE, vamos em busca dos recursos necessários para dar início à obra – completou.

Participaram da audiência pública representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do Banrisul, da Brigada Militar, dos Amigos da Cultura, da Unipampa, das redes municipal e estadual de ensino, além de arquitetos, engenheiros e estudantes.