07/02/2020 | Sexta-feira | 08h11

Programa Cidades Digitais contempla Itaqui

População terá acesso grátis à internet no parcão, praça central e porto

Por Rodimar Ferreira

Secom PMI

Foto: Ascom - PMI

Nesta semana a prefeitura recebeu a visita técnica da equipe da empresa PETCOM, selecionada pelo Governo Federal para implantação do Programa Cidades Digitais no município de Itaqui, com objetivo da elaboração do Projeto Executivo. Foram verificados os locais de atendimento de Governo, locais para acesso público gratuito a internet wi-fi para população, infraestrutura disponível e o percurso do anel óptico. O vice-prefeito Marcio Palma recebeu os técnicos no gabinete.

O projeto, aprovado pelo Governo Federal, contempla o município com cerca de 16 km de Fibra Óptica subterrânea, além dos equipamentos necessários para interligar órgãos públicos municipais como a Prefeitura, secretarias, postos de saúde, escolas e creches. Serão instalados 34 pontos e três locais para acesso público à internet wi-fi gratuito: parcão, praça Marechal Deodoro da Fonseca e o porto.

O Programa Cidades Digitais é um programa do Governo Federal (MCTIC) PAC2 que visa modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos para a utilização de sistemas informatizados de gestão na área pública e pontos públicos de acesso à internet wi-fi .

A cidade de Itaqui foi uma das 10 contempladas na seleção de cidades no ano de 2013 no Rio Grande do Sul, sendo: Caçapava do Sul, Canela, Cerro Grande do Sul, Fontoura Xavier, Igrejinha, Itaqui, Rio Pardo, Rosário do Sul e São José do Norte e Rolante (Projeto já concluído).