05/03/2021 | Sexta-feira | 00h56

Entidades representativas do comércio estiveram em audiência com o prefeito Leonardo

Prefeito Leonardo ouvindo as demandas das entidades comerciais

Foto: Juliano Romero Cabral

O prefeito Leonardo Betin recebeu em seu gabinete membros da Associação Comercial e Industrial de Itaqui (ACII) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na manhã desta quinta-feira (04/03) para tratar do reflexo da classificação de bandeira preta para o município, dentro do plano de distanciamento controlado do governo do Rio Grande do Sul.

Os comerciantes destas entidades representativas pediram que o chefe do Executivo buscasse uma alternativa para a atuação de um percentual ou horário de atendimento mínimo no comércio, deste modo, lojistas que não se enquadram na categoria de itens essenciais possam reduzir o prejuízo durante a fase mais restritiva.

“Eu quero deixar claro que não somos contra as restrições e o que deve ser feito para conter a disseminação do vírus. Somos a favor que as empresas deem todos os EPIs necessários aos seus funcionários. Mas entendemos que não é o comércio o culpado desta disseminação, pois tomamos todos os cuidados” relatou o presidente da ACII, Marcírio Ramos.

A presidente do CDL de Itaqui, Verônica Marques, que faz parte do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, relembrou que “mais de mil empresas foram treinadas e estão seguindo os protocolos exigidos. A gente (CDL) está lutando para que se flexibilize para que entre clientes de um em um ou dois em dois. Tenho acompanhado os gráficos do Comitê e realmente o foco e a disseminação não está no comércio”.

Ela ainda comentou que a pretensão é criar um documento assinado pelas duas representações comerciais e enviá-lo via associações de municípios para o governo do Estado.

O prefeito Leonardo ressaltou que o município vive o pior momento da pandemia e “desde março se temia o que estamos vivendo hoje”, disse. Comentou que o grupo deve buscar através de documento oficial fazer com que suas demandas cheguem ao governo estadual.

Vale ressaltar que, obrigatoriamente, o município deve seguir as normas do estado, podendo apenas restringir mais.