08/03/2021 | Segunda-feira | 18h09

Prefeitura prorroga datas de vencimento do IPTU e solicita que RGE e Corsan posterguem cobranças de faturas

Por Juliano Romero Cabral

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui, através da Secretaria da Fazenda, prorrogou para até o dia 31 de março o prazo limite de pagamento da cota única com desconto de 20% do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), conforme o Decreto Municipal nº 8.151 publicado nesta segunda-feira (08/03).

Os vencimentos referentes a primeira e segunda parcela também foram adiados. A primeira parcela com vencimento em 10 de março fica prorrogada para o dia 10 de novembro. E a segunda parcela com vencimento em 10 de abril foi postergada para o dia 10 de dezembro.

Os contribuintes poderão realizar o pagamento normal de seu carnê do IPTU 2021 ou optar pela prorrogação das referidas parcelas. A guia de pagamento atualizada pode ser acessada no site da prefeitura (www.itaqui.rs.gov.br/?action=estatico&eId=16) ou através de contato com o setor de arrecadação pelo telefone (55) 9 8401 2658, entre às 7h e às 13h, de segunda a sexta-feira.

O prefeito Leonardo Betin entrou em contato com os representantes regionais das concessionárias Rio Grande Energia (RGE) e Corsan pedindo que ambas avaliem a prorrogação do prazo de pagamento das faturas devido ao agravamento da pandemia de coronavírus resultando na classificação de bandeira preta no mapa do programa de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Inclusive solicitou via ofício que “havendo a possibilidade, poderão, os valores, serem diluídos nas faturas consecutivas. Solicitamos ainda, a isenção da Tarifa Social aos clientes de baixa renda e a suspensão dos cortes de fornecimento de água/energia elétrica por não pagamento da conta”.