Notícias

22/04/2021 | Quinta-feira | 17h17

Baixa procura por testes durante a pandemia preocupa coordenação do Programa IST/HIV/Hepatites

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social

A coordenadora Dulci (E), a responsável pelas campanhas de prevenção Jucemar (C) e a bioquímica Vera (D)

A coordenadora Dulci (E), a responsável pelas campanhas de prevenção Jucemar (C) e a bioquímica Vera (D)
Foto: Juliano Romero Cabral

Houve uma queda significativa na procura por testes de HIV, sífilis e hepatites desde o início da pandemia de covid-19 e perdura até os dias atuais. Como consequência, o possível aumento de diagnósticos tardios, ou seja, quando a doença já apresenta suas complicações. Para evitar, a equipe do Programa IST/HIV/Aids/Hepatites Virais de Itaqui está incentivando a realização de testes. Sendo disponibilizados nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), durante o horário de funcionamento da unidade, e no Centro de Saúde, das 8h às 13h. Há disponibilidade de horários para testagem nas empresas e instituições, é preciso agendar com a coordenação pelo telefone ou WhatsApp 9 9944 7454.
 
Para realizar o teste basta comparecer com um documento com foto e cartão do SUS. O resultado é confidencial e liberado em 15 minutos. O diagnóstico precoce possibilita um melhor acompanhamento e tratamento adequado ao indivíduo, trazendo uma expectativa e qualidade de vida maior e melhor.
 
A coordenadora, Dulci Ramos, a responsável pelas campanhas de prevenção e testagem, Jucemar Machado, e a bioquímica, Vera Schneider, destacam a importância da testagem nos parceiros de gestantes para evitar a chamada transmissão vertical.
 
A equipe do programa é formada por médico, enfermeira, farmacêuticas, psicóloga, assistente social, técnicos de enfermagem e secretário. O grupo é responsável, além da prevenção e diagnóstico, pelo acompanhamento dos pacientes. Em Itaqui, pelo menos 256 soropositivos fazem uso de medicação.