Notícias

16/06/2021 | Quarta-feira | 00h48

CEVS e COE confirmam primeiro caso de variante da covid-19 em paciente de Itaqui

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação


Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

A Secretaria da Saúde de Itaqui recebeu do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE-RS) a informação de que foi identificada, através de análise genômica realizada pelo Laboratório de Pesquisa de Resistência Bacteriana (LABRESIS), a variante peruana C. 37 do vírus SarsCov-2 (novo coronavírus), causador da COVID-19, em um paciente de Itaqui. Trata-se de um homem de 23 anos que está internado na CTI Covid do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O paciente é um motorista de caminhão que realizou uma viagem a São Paulo e retornou pela Argentina. No trajeto começou a sentir os sintomas da doença. Chegou em Itaqui em 20 de maio, fez um teste rápido de antígeno em uma farmácia da cidade e o resultado foi positivo para coronavírus.

Em 21 de maio, o caminhoneiro passou a ter os sintomas mais graves da Covid-19, foi internado no Hospital São Patrício de Itaqui e com o agravamento do seu quadro, em 23 de maio, necessitou ser transferido de avião até a capital, onde permanece fazendo uso de ventilação mecânica.

A Vigilância Epidemiológica e a equipe covid de Itaqui já começaram a investigar todos os possíveis contatos do paciente.

Mais informações sobre a variante peruana estão sendo pesquisadas pela equipe técnica de Itaqui junto às autoridades estaduais. De momento se sabe que a forma de transmissão é igual à das variantes já conhecidas através de contatos próximos e de secreções.