24/08/2021 | Terça-feira | 22h52

Cultura e Cosfa realizam reunião com entidades para definir Semana Farroupilha

Por Juliano Romero Cabral

Secretária e vice-coordenadora da Cosfa, Elizéa Bonapace, hospedeiro da Chama, Gaetano Santa Catarina, e o coordenador da Cosfa, Fernando Silveira

Foto: Juliano Romero Cabral

A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa) realizaram mais uma reunião na noite de segunda-feira (23/08) para tratar das atividades da Semana Farroupilha 2021. O encontro aconteceu no Teatro Prezewodowski e contou com a presença de representantes das entidades tradicionalistas.

O coordenador da Cosfa, Fernando Silveira, relatou que conforme acordado em reunião com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus na semana passada, não haverá a tradicional condução da Chama Crioula (41º Edição) com a participação das entidades, apenas uma representação conduzida pelo hospedeiro, Gaetano Santa Catarina. Também há possibilidade da transferência de centelhas às entidades tradicionalistas ser realizada no trajeto, entre a entrada da cidade e o Candeeiro crioulo, localizado no Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão).

As definições:
- Não haverá desfiles no dia 20 de setembro;
- Cada entidade poderá realizar jantares, com música ao vivo, respeitando os mesmos protocolos de restaurantes;
- Definidas as entidades que escolherão os homenageados com as medalhas Rincão da Cruz e Orlando Jorge Degrazia;
- O Tema Municipal 2021 será “20 anos da Cavalgada da Mulher Gaúcha”.

Tema Municipal

“20 anos da Cavalgada da Mulher Gaúcha” é o tema municipal dos festejos farroupilhas de 2021. A tradicional Cavalgada que acontece desde 2001, tornou-se em 2015 a Associação Recreativa Cultural Cavalgada da Mulher Gaúcha. A cada ano a entidade homenageia uma mulher tradicionalista.

Tema Estadual

O Rio Grande do Sul homenageia e comemora nos Festejos Farroupilhas deste ano o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. O tema estadual “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).