21/09/2021 | Terça-feira | 00h34

Encerrada a Semana Farroupilha 2021

Prefeito extinguiu o fogo no candeeiro crioulo

Foto: Juliano Romero Cabral

Por volta das 17h deste 20 de setembro, quando é comemorado o Dia do Gaúcho, ocorreu a solenidade de encerramento da Semana Farroupilha 2021. Neste ano, os festejos enalteceram o bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi e os 20 anos da Cavalgada da Mulher Gaúcha.

O encerramento ocorreu no Parque Comendador Firmino (Parcão) com a presença do prefeito Leonardo Betin; vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; presidente da Câmara de Vereadores, Lauro Hendges; secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Elizéa Bonapace; secretário adjunto, Vicente Guterres; subcomandante do 1º RC Mec, João Roberto Gonçalves Ramos; e o tenente da Brigada Militar, Valdomiro Sampaio. A primeira-dama, Renata Gavarone, foi a cerimonialista.

Na ocasião, ocorreu o arriamento das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul, Itaqui e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Na sequência, o Chefe do Executivo extinguiu o fogo do candeeiro crioulo, logo após o coordenador da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa), Fernando Silveira, devolver uma centelha a Gaetano Santa Catarina, proprietário da Agropecuária Tapera do Coqueiro que hospedará a Chama Crioula, mais uma vez, até a próxima Semana Farroupilha.

Leonardo, em nome do Poder Executivo, Secretaria Municipal de Cultura e Cosfa entregou uma placa em homenagem a Tapera do Coqueiro pela 42ª hospedagem e condução da Chama Crioula.

Neste ano, devido à pandemia da covid-19, não aconteceu o desfile das entidades tradicionalistas no 20 de setembro. Todavia, houveram muitas atividades durante a semana, realizadas pela Secretaria de Cultura, como a Tertúlia Farrapa – Artistas da Nossa Terra, a homenagem aos 20 anos da Cavalgada da Mulher Gaúcha, especiais sobre cutelaria e culinária campeira, e shows do Balanço da Fronteira e Pankada de Vaneira. Toda a programação foi transmitida na página da Prefeitura Municipal de Itaqui no Facebook e no canal da HGR Produtora no YouTube.