04/06/2022 | Sábado | 12h36

NOTA DO COMITÊ COVID À POPULAÇÃO DE ITAQUI

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

Conforme vem sendo noticiado em toda imprensa e muitos já perceberam na sua rotina, estamos vivenciando uma importante crise de abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares. As explicações são relacionadas, ao lockdown na China e à baixa produção da indústria neste ano.

Com essa situação estamos tendo dificuldade em encontrar vários medicamentos nas farmácias e mesmo para uso hospitalar incluindo antibióticos, antitérmicos e até soro fisiológico, muitos destinados ao tratamento de sintomas de quadros gripais e de infecções bacterianas tão comuns nesta época do ano.

A partir disso, o Comitê COVID da Região 03-Uruguaiana encaminhou às prefeituras de sua região uma forte recomendação para que seja mantido o uso de máscaras em instituições de ensino visto que uma das maiores dificuldades é na compra de medicações para o público infantil e o ambiente escolar é local de grande transmissão viral. Em Itaqui, permanece sendo obrigatório o uso de máscara em escolas e serviços de saúde conforme o último decreto municipal.

Além desta recomendação, pede-se que todas as pessoas com sintomas respiratórios (independentemente da causa) façam uso de máscara sempre que estejam em locais fechados e evitem ficar próximas de pessoas idosas, crianças menores de 2 anos ou portadores de doenças crônicas, visto que essas pessoas apresentam risco aumentado de complicações por gripes, resfriados e COVID.

Sugerimos, ainda, que seja reconsiderada a realização de festas e eventos com aglomerações para datas após regularização deste abastecimento.

Segundo fornecedores e representantes de laboratórios diversos, não há previsão para retorno do abastecimento normal, podendo ainda piorar a situação de falta de medicamentos nas próximas semanas. Por isso, pedimos que todos tomem cuidado e evitem se expôr a situações de risco, pois a crise não depende de força política ou econômica local ou regional e só podemos aguardar para que haja recuperação nos próximos meses.

Boa saúde a todos.

Priscila Kanheski Moreira