Notícias

05/07/2022 | Terça-feira | 08h43

Nota à Comunidade: Covid-19 e outras viroses respiratórias

Por Juliano Cabral

Assessoria de Comunicação Social


Foto: Divulgação / Juliano Cabral

Nos últimos dois invernos vivemos situações atípicas no que se refere às doenças respiratórias. Com as medidas de prevenção da transmissão da COVID-19 também prevenimos outras viroses respiratórias que comumente enfrentávamos neste período do ano e faziam exacerbar doenças como asma e DPOC (popularmente conhecido como enfisema). Tivemos com a COVID uma virose de fácil transmissão para a qual ninguém tinha anticorpos e que se sobrepôs sobre as demais sendo a principal causa de internação e óbito. Neste ano, entretanto, vivemos uma situação completamente nova onde temos a COVID-19 como mais uma virose dentre as tantas com as quais estamos convivendo.

Quando um paciente interna com doença respiratória grave é coletado exame de RT-PCR para COVID e enviado ao Lacen de POA - se o teste não é positivo para COVID se faz testagem para outros vírus e o que temos visto é o retorno dos vírus “antigos": Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus, Influenza A (gripe A em seus vários sorotipos), Influenza B, dentre outros. Entre os pacientes internados, a grande maioria dos casos tratam-se de vírus NÃO-COVID.

Entre os casos ambulatoriais (os que se tratam em casa) de síndrome gripal, temos uma estimativa de positividade de testes para COVID entre 30% e 35%, muito maior do que na internação, confirmando a impressão de que a COVID-19 em 2022 se comporta como uma "nova doença" com quadro clínico mais brando tanto pela afinidade viral maior pelas vias aéreas superiores quanto pelo estado vacinal da população. Infelizmente ainda tivemos óbito por COVID-19 há poucos dias numa apresentação clínica semelhante à observada em 2021 o que nos traz um alerta de possibilidade de circulação de outras variantes mais agressivas do que a Ômicron.

 

A maneira de se proteger contra todas essas viroses é semelhante: lavagem frequente das mãos e higienização com álcool gel quando não puderem ser lavadas, uso de máscaras especialmente por quem tenha qualquer sintoma respiratório (mesmo que pense ser alérgico) e distanciamento social - este último com especial cuidado entre familiares e amigos.

Equipe Covid-19
Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus
Coordenação Priscila Kanheski Moreira