24/09/2022 | Sábado | 13h02

Prefeitura publica decreto sobre uso da máscara em unidades de saúde

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

A Prefeitura Municipal de Itaqui publicou, nesta sexta-feira (23/09), o Decreto N° 8.602, que recepciona a Determinação Sanitária Nº 06/2022 do Comitê Científico da Região R3 – Uruguaiana.

O novo texto mantém obrigatório o uso de máscara nos setores de atendimento direto a pacientes do Hospital, como, por exemplo, pronto atendimento, unidades de internação e serviços de diagnóstico por imagem.

A obrigatoriedade também é válida para “pessoas com suspeita de COVID aguardando prazo para realização de exame confirmatório quando necessitarem sair do isolamento para atendimento de saúde em qualquer serviço (hospitalar ou ambulatorial) e casos confirmados de COVID até completar o período de isolamento quando saírem para qualquer tipo de atendimento (hospitalar ou ambulatorial)”.

Já em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias Saúde da Família (ESFs), ambulatórios, escolas, farmácias, consultórios médicos e clínicas de saúde (fisioterapia, odontologia, radiologia, laboratórios) passa a ser recomendado, e não mais obrigatório, o uso de máscara.

Permanece a obrigatoriedade em seguir-se as orientações da equipe COVID da Secretaria Municipal de Saúde em relação à notificação de exames e períodos de isolamento.

Confira o Decreto N° 8.602/2022 em https://sapl.itaqui.rs.gov.br/norma/6053