10/09/2022 | Sábado | 19h10

RAPS gera gentileza no Setembro Amarelo

Por Juliano Romero Cabral

Uma fechada, que após o 'soquinho' se transformava em uma bala e uma mensagem positiva

Uma fechada, que após o "soquinho" se transformava em uma bala e uma mensagem positiva
Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Educação

Setembro Amarelo é o nome da campanha de valorização da vida e de prevenção ao suicídio que acontece durante o nono mês do ano. E a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Itaqui está realizando diversas atividades na cidade.

Por volta das 10h da última sexta-feira (09/09), o RAPS realizou uma ação de cumprimento às pessoas, muito além de uma saudação, o “soquinho” - cumprimento que prevaleceu durante a pandemia da Covid-19 – era seguido de uma abertura da mão recheada com uma bala e uma mensagem de autoestima e desejo de um dia doce.

Antes de cumprimentar, as reações de estranhamento, certo receio e até susto, mas que se transformavam em largos sorrisos e agradecimentos.

A RAPS é composta pelos serviços das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Habitação, de Educação e de Saúde. A ação ocorreu nos bairros, através das Estratégias Saúde da Família (ESFs), nas escolas e no centro da cidade.

“Olha teve de tudo (risos). Gente desconfiada dando passo pra trás, meio assim, sem entender, mas que caía na risada e agradecia depois. Teve gente que leu a mensagem e se emocionou disse que precisava ler aquilo que foi bem pra ela e o que estava precisando. Então foi muito positivo”, destacou a psicóloga e coordenadora do CAPS Mentes Brilhantes, Morgana Hampel.

“Foi bem legal ver a reação das pessoas. Poder tirar delas um sorriso. A maioria está sempre com pressa, caminhando e pensando no que precisa resolver. Às vezes, nem se dão conta do que há em volta. Não sabemos o que cada pessoa está passando e uma pequena atitude gentil assim já traz um registro positivo para o dia daquela pessoa. Não custa nada sermos mais gentis uns com os outros”, acrescentou Morgana.