14/11/2022 | Segunda-feira | 22h39

Solenidade marca a abertura da Semana Municipal da Consciência Negra

Grupo de tamboeiros Anjos da Noite

Foto: Juliano Romero Cabral

A 1ª Semana Municipal da Consciência Negra de Itaqui foi aberta oficialmente, na noite desta segunda-feira (14/11), no Teatro Prezewodowski.

O grande público formado por representantes e membros de entidades e comunidade negras do município prestigiou o evento de abertura.

Compuseram a mesa das autoridades, o prefeito em exercício Clóvis Ravarotto Corrêa, o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Silveira, o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), Vicente Guterres, a defensora pública, Patrícia Conde Buzatto, e os juízes do Foro de Itaqui, Ham Martins Regis e Luis Francisco Masiero Fiore.

“É com satisfação que abrimos a primeira Semana Municipal da Consciência Negra de Itaqui. Esta semana surgiu da necessidade da municipalidade de reconhecer a presença e a grande contribuição da comunidade negra no solo itaquiense. Foi, foram e são tantas mulheres e homens negros, das mais variadas profissões que deram, através de seus esforços, suas contribuições”, disse o prefeito em exercício.

Na sequência, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação – responsável pela organização do evento – realizou a entrega do Certificado de Honra ao Mérito Tereza de Benguela para diversas personalidades negras de destaque no município. A negra que leva o nome do certificado foi uma líder quilombola que liderou por 20 anos a resistência contra o governo escravista e coordenou as atividades econômicas e políticas do Quilombo Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia.

“Eu estou muito emocionada porque cada convite que foi entregue foi de coração. E vejo o meu povo participando. Gratidão a todos que estão aqui. Acho que nunca vi este teatro tão lindo e cheio de luz como vi hoje”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Coca Lima.

No encerramento, houve a apresentação artística com o grupo de tamboreiros Anjos da Noite e caminhada até a exposição de orixás na Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

Confira a programação da Semana Municipal da Consciência Negra de Itaqui

14/11 às 19h: Teatro Prezewodowski. Solenidade de Abertura da 1ª Semana da Consciência Negra de Itaqui

15/11 das 9h às 11h30: Associação Maria das Dores. Oficina sobre ervas. (Palestrante: Babalorixá Luciano D'ogum)

15/11 das 14h às 17h: Associação Maria das Dores. Oficina Culinária. (Palestrante: Babalorixá Luciano D'ogum)

16/11 das 9h às 11h30: Teatro Prezewodowski Roda de conversa: Racismo Estrutural, antirracismo e políticas públicas.

16/11 às 19h: Concentração no Parcão / Término na Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Caminhada contra a intolerância religiosa.

17/11 das 09h às 12h: Associação Maria das Dores. Palestra sobre Acolhimento, prevenção e saúde da população negra.

18/11 das às 9h até 12h: Concentração no Colégio Estadual São Patrício / Término em frente ao Teatro Prezewodowski. Caminhada, apresentações artísticas e atividades diversas. (Organização: Colégio Estadual São Patrício)

18/11 às 19h: Teatro Prezewodowski. Desfile e Exposição de Axós – Ateliê C e M Festas e Eventos. Exposição de Artesanatos - Projeto Mãos Artesãs do Axé. (Organização: Axé Fronteira)

19/11 das 9h às 11h: Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Panfletaço SUAS sem Racismo.

19/11 das 22h às 3h: Em frente ao Cemitério Público Municipal de Itaqui. 1º Cruzeiraço de Itaqui. (Organização: Axé Fronteira, Mãe Luciane, Pai Leonardo Rocha, Eduardo Serres, Evandro Pretinho, Mãe Mara e Pai Fábio)

20/11 às 14h: Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Início das comemorações do dia 20 de Novembro. Entrega de prêmios para alunos das escolas municipais (trabalhos alusivos ao dia 20 de Novembro).

20/11 das 15h30 às 17h30: Teatro Prezewodowski. Espetáculo “Negra, Sim!”

20/11 18h às 19h30: Teatro Prezewodowski. Espetáculo “Salve a minha cor!”

20/11 às 20h: Em frente ao Teatro Prezewodowski. Espetáculo Fragmentos.

Atividade descentralizada do Setor de Cadastro Único - CadÚnico nos seguintes locais:

• Bairro Várzea, Rua David Canabarro, nº 515 – Casa de Axé Xangô e Oxum – Dia 16/11.

• Ponte Seca, Rua Dom Pedro II, nº 242 – Pai Leonardo Rocha – Dia 17/11.

• Promorar, Quadra 02, Casa 10 – Mãe Rafaela Martins Dias – Dia 18/11.

Haverá distribuição de mudas de plantas pela SAMAI e Unidade Móvel da Saúde nas ações do CadÚnico nos dias 16 e 18.