11/12/2022 | Domingo | 19h42

Prefeitura de Itaqui decreta luto oficial de três dias pela morte de Jesus Pahim

Jesus Pahim faleceu no sábado (10/12)

Foto: Arquivo Pessoal / Jesus Pahim

A Prefeitura de Itaqui publicou neste domingo (11/12) o Decreto Municipal nº 8.666/2022 que declara luto oficial de três dias pelo falecimento do escritor e historiador Jesus Mario Braga Pahim, ocorrido no sábado (10/12).

Aos 90 anos de idade, Jesus Pahim deixou um legado de valorização da história e da cultura local. Nascido em 15 de novembro de 1932, natural de Alegrete, foi bancário e dedicou-se à pesquisa. “Coleção Mitos e Lendas de Itaqui” e “Embrião da Coluna Prestes” são alguns dos livros publicados.

Jesus Pahim foi membro do Conselho Municipal de Cultura, jurado em várias edições da Casilha da Canção Farrapa e presidiu a Comissão Coordenadora dos Eventos alusivos à invasão Paraguaia a Itaqui, em 2015. Também foi idealizador do projeto “Resgate da História” com espetáculo de som e luz em frente às ruínas da Flotilha do Alto Uruguai. Ao final de 2020 chegou a lançar o Centro de Pesquisa, anexo ao Museu Hemetério José Velloso da Silveira, com grande acervo de jornais, documentos dos primeiros intendentes e sobre itaquienses ilustres, como o renomado engenheiro e arquiteto Manoel Barbosa Assumpção Itaqui.

Em 28 de maio de 2006 foi ao ar o programa documental Paralelo Sul pela TVE RS que contou a história e mostrou os pontos turísticos e históricos de Itaqui. Pahim foi um dos entrevistados, junto a outros nomes como João Sampaio, Arlindo Siqueira Dias, Zeca Bigode e Paulo Corrêa dos Santos.

“Cabe, ao Poder Público, neste momento render as justas homenagens àquele que com o seu trabalho, seu exemplo e dedicação contribuiu para o resgate e divulgação de nossa história, deixando o seu legado”, destaca o texto do decreto.