09/02/2023 | Quinta-feira | 08h09

Agentes de Saúde de Itaqui realizam formação em nível técnico

Por Juliano Cabral

Foto: Divulgação / Secretaria da Saúde

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Itaqui estão participando do Projeto “Saúde com Agente” com curso técnico de aperfeiçoamento desenvolvido em parceria entre Ministério da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

O objetivo é fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes ACS e Agentes de Combate às Endemias (ACE). O curso visa, de forma teórica e técnica, habilitar os profissionais para atuar na identificação, prevenção e controle de doenças e agravos, além de aperfeiçoar os processos de trabalho direcionando-os aos indicadores de saúde integrados à vigilância em saúde.

A formação ocorre desde agosto de 2022 e a previsão é que seja concluída até junho de 2023. Os encontros dos ACS de Itaqui são presenciais e sob preceptoria da enfermeira Jolçueider Borges que realiza o acompanhamento com aulas práticas, pesquisas de campo, estudo de indicadores, diagnósticos situacionais e visitas das áreas cobertas pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município.