10/02/2023 | Sexta-feira | 10h41

Itaqui devolve recursos ao Governo do RS após desistência de projeto com alto custo

Prefeitura Municipal de Itaqui

Foto: Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui devolveu os recursos recebidos através da Consulta Popular do Governo do Rio Grande do Sul para colocar em prática o “Projeto de Sinalização Turística para o Bem Receber”. Como justificativa, a atual administração declarou que mesmo com o valor conquistado o custo de contrapartida para implantar o projeto é muito elevado.

O recurso é proveniente da Consulta Popular 2019/2020 e refere-se ao termo de convênio com o sistema de Finanças Públicas do Estado (FPE) nº 401/2020. O valor conquistado inicialmente foi R$ 70.648,26. Com o rendimento do recurso, ao final foram devolvidos R$ 85.245,29.

Porém, além do valor recebido pelo Governo do RS, o município teria que investir inicialmente R$ 37.442,00 de contrapartida. Além de acrescentar recursos para a colocação de estrutura de fixação das placas, pois o projeto inicial incluía uma base inadequada para o tamanho das calçadas da cidade.

A atual administração pretende buscar uma nova forma de captar os recursos para a colocação de placas turísticas.