17/03/2023 | Sexta-feira | 20h08

Desenvolvimento Social e AAII realizam atividades com os idosos em diversos bairros de Itaqui

Atividades são desenvolvidas em diversos bairros, incluindo atividades físicas e orientações

Foto: Divulgação / Desenvolvimento Social e Habitação

Cerca de 300 idosos participam de atividades dinâmicas realizadas pela Prefeitura de Itaqui, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Acolher), e a Associação de Apoio aos Idosos de Itaqui (AAII), com o seu projeto Alegria de Viver.

Os encontros que inicialmente aconteciam somente Associação dos Servidores Municipais de Itaqui (Asemi) se estenderam aos bairros da cidade através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Nesta última semana de atividades, a Assessoria de Políticas de Gênero (APG) trouxe ao grupo uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Seja em atividades físicas ou palestras, o grupo de idosos mantém a sua vida social cada vez mais vida.

"São atividades descentralizadas nos territórios, bairros, para promover a convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como orientação, informação e dinâmicas para manter a mente e o físico ativo, evitando doenças como Alzheimer, Depressão, demência, entre outras. Hoje com estes projetos, o Executivo Municipal, juntamente com a AAII, possibilita que mais de 300 idosos possam estar inseridos na sociedade”, destacou a coordenadora de Políticas Públicas para a Melhor Idade de Itaqui (CPPMI), Elenir Garay.

Atividades nos bairros:

> Promorar e Cafifas
Local: Associação Comunitária do Bairro das Cafifas
Dia: Segunda-feira, às 14h

> Cohab, Ayub e José da Luz
Local: Associação dos Servidores Municipais de Itaqui (Asemi)
Dia: terça-feira, às 14h

> Vila Nova e Chácara
Local: Centro Comunitário da Vila Nova
Dia: quarta-feira, às 14h

> Cidade Alta, Estação, Capelinha e Centro
Local: Associação dos Servidores Municipais de Itaqui (Asemi)
Dia: quinta-feira, às 14h

> Cerrinho dois Umbus, Várzea, Ponte Seca, Ênio Sayago e 24 de Maio
Local: Associação Comunitária Ênio Sayago (ACES)
Dia: sexta-feira, às 14h.

Idosos interessados em participar podem procurar os locais dos encontros, durante o dia e a hora das atividades, ou o CRAS Acolher.