02/03/2023 | Quinta-feira | 22h12

Desenvolvimento Social leva catadores à experiência de associação de Uruguaiana

Secretária Coca, catadores de Itaqui e membros da ACLAN

Foto: Divulgação / Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação levou, na tarde desta quinta-feira (02/03), dez catadores de materiais recicláveis de Itaqui para conhecerem a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN), em Uruguaiana.

Acompanhado da titular da pasta, Coca Lima, o grupo de itaquienses foi recepcionado pela Jaluza Cardoso Bairros, membro da ACLAN e do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

A atual administração da Secretaria de Desenvolvimento Social vem realizando capacitações e encontros com os recicladores, atuado na busca de recursos junto ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Oeste e Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio Grande do Sul. Os catadores já receberam kits com equipamentos de proteção individual (EPIs), camisetas, cestas básicas e até realizaram a coleta no Carnaval de Rua 2023, em 18 e 19 de fevereiro, com acesso à Passarela do Samba Jorge Vômero no intervalo dos desfiles entre as escolas.

Com a visita na cidade vizinha, os profissionais da reciclagem puderam acompanhar a rotina e organização de uma entidade do ramo. Ficou acordado que em breve o grupo fará uma nova visita, com mais tempo, para desenvolver uma atividade conjunta.

Para Coca, a experiência de trabalho e conhecimento sobre a organização de uma associação deve servir de estímulo aos catadores. A pasta do Executivo municipal busca oferecer um melhor suporte e otimizar o desempenho de quem vive da reciclagem em Itaqui.