31/03/2023 | Sexta-feira | 09h39

Itaqui promove a Semana de Conscientização sobre TEA de 2 a 6 de abril

Por Juliano Cabral

Foto: Divulgação / Juliano Cabral

No próximo domingo (2/4), data que marca o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, Itaqui inicia a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA) com o tema “Mais informação e menos preconceito”. No primeiro dia haverá mateada com exposições no Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão). A programação se estenderá até quinta-feira (6/3), com ações nas escolas e formação de profissionais e pais na Câmara de Vereadores.

A semana de ações é promovida pela Prefeitura de Itaqui, através da Rede TEAcolhe, Ambulatório Municipal de Saúde Mental (com as psicólogas Elenir Freitas e Ivana Lausmann), secretarias municipais da Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social e Habitação, e Grupo de Pais Anjo Azul e Apae Itaqui.

- Domingo (2), às 16h: Mateada com exposições, no Parcão;

- Segunda (3) e terça-feira (4): Atividades das escolas no Teatro Prezewodowski;

- Quarta-feira (5), às 18h: Formação para profissionais, pais e interessados com a psicopedagoga, Letícia Santana, o terapeuta ocupacional, Rogério Burtet, e a nutricionista, Lidiane Mello. Na Câmara de Vereadores;

- Quinta-feira (6), às 14h: Formação para profissionais, pais e interessados com a psicóloga, Dheiny Hellen Pulgatti, a terapeuta ocupacional, Micheli Bamberg, a psicopedagoga, Ana Marcia Millani, a fonoaudióloga, Juliana Ardais, e a terapeuta ocupacional, Taciane Seeger.

A rede TEAcolhe faz parte do Programa Estadual de Atendimento à Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEAcolhe) e busca alinhar as ações voltadas ao tema reunindo os setores de saúde, educação e assistência social.