Notícias

28/03/2023 | Terça-feira | 09h32

Nota do Programa IST/HIV/Aids: O impacto da má adesão dos pacientes portadores de HIV/Aids no prognóstico dos casos e nos índices de saúde do município

Por PROGRAMA IST/HIV/Aids

Secretaria Municipal de Saúde


Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

O HIV continua sendo um grande problema de saúde pública, e muito tem sido feito para proporcionar melhor qualidade de vida e aprimorar ações para o melhor tratamento aos portadores dessa doença. No nosso município, em consonância com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde regidos pela Organização Panamericana de Saúde, vem cada vez mais aprimorando ações com enfoque na prevenção, adesão e ao tratamento para a comunidade.
 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, vem chamar a atenção da comunidade e dos seus usuários em abandono de tratamento, para os altos índices de casos novos e óbitos transcorridos entre 2022/2023 devido a não procura pelo diagnóstico precoce e a má adesão ao tratamento.
 
Conforme o relato da Coordenadora do Programa, Dulcilene Ramos, e da coordenadora das campanhas de prevenção, Jucemar Freitas, o programa disponibiliza de uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira, assistente social, psicóloga, farmacêutica, técnicos de enfermagem e recepcionista.
 
Tem como sede de referência o Centro de Saúde, com atendimento pela parte da manhã burocrático, médico, dispensação de antirretrovirais e a realização de testes rápidos em tempo integral, manhã e tarde, dispõe ainda a realização dos testes rápidos nos ESFs (Estratégias Saúde da Família) em livre demanda.
 
Realiza e participa de várias atividades itinerante na cidade e no interior do município, ressalta ainda que o programa tem cadastrados 250 pacientes em uso de antirretrovirais, 35 casos em abandono, 5 casos novos em 2023 - entre eles jovens -, 7 óbitos, o qual vem preocupando a equipe, pois mesmo sendo realizado campanhas de prevenção, busca ativa nos domicílios dos pacientes em abandono pela Psicóloga do Programa, encontramos muita dificuldade, de realizar a busca ativa, devido os usuários fornecerem dados inexistente como endereço e telefone, dificultando assim a busca pelos pacientes em abandono.
 
Sendo assim, o Programa IST/HIV/Aids e Hepatites Virais vem a público fazer um apelo a comunidade e aos usuários, que nos ajudem a diminuir esses índices, realizando seus testes rápidos precocemente, aderindo ao tratamento, usando preservativo em todas as suas relações sexuais.
 
Dulcilene Ramos
Coordenadora do Programa IST/HIV/Aids
 
Jucemar Freitas
Coordenadora de Campanhas de Prevenção