01/04/2023 | Sábado | 00h04

Assinado contrato de construção da nova ponte sobre o Rio Ibicuí; Prefeito pede ponte Itaqui-Alvear ao Ministro dos Transportes

Renan Filho recebe das mãos do prefeito Leonard ofício pedindo viabilização da ponte Itaqui-Alvear

Foto: Juliano Romero Cabral

O prefeito Leonardo Betin participou da cerimônia de entrega da revitalização da Ponte Internacional Getúlio Vargas - Agustín Justo, que liga Brasil e Argentina, na manhã desta sexta-feira (31/3), em Uruguaiana. Na oportunidade, também foi assinado o contrato entre Governo Federal e empresa responsável pela obra de construção da nova ponte sobre o rio Ibicuí. O chefe do Executivo itaquiense estava acompanhado da primeira-dama Renata Gavarone.

O evento ocorreu próximo a cabeceira da ponte internacional e contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho; do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli; do embaixador do Brasil na Argentina, Reinaldo Salgado; do senador Luis Carlos Heinze (PP); do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella; e demais autoridades brasileiras e argentinas, como deputados e prefeitos da região; entre outros.

O ministro Renan Filho, o diretor-geral substituto do DNIT, Fabricio de Oliveira Galvão, e a empresa responsável assinaram o contrato pela construção da nova ponte sobre o rio Ibicuí e seus acessos, entre o km 490,5 ao km 584,4 da BR-472. Leonardo Betin assinou como testemunha. A nova estrutura terá investimento de R$ 221,4 milhões. Para este ano, está destinado para o empreendimento na Lei Orçamentária Anual (LOA) cerca de R$ 82 milhões. A previsão é de que a obra seja concluída em três anos, conforme anunciou Renan. O ato faz parte dos 21 empreendimentos previstos para o Rio Grande do Sul.

Atualmente, Itaqui e Uruguaiana são ligados por uma ponte ferroviária de 1888 que foi transformada em rodoviária, de mão única e que funciona com semáforos.

Leonardo viajou à Brasília, em 2021, junto a comitiva de prefeitos da região, pela Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), para agilizar o projeto da travessia. O então ministro de Infraestrutura, na época, Tarcísio Freitas, chegou a confirmou que a obra seria realizada.

Ponte Itaqui – Alvear

O prefeito Leonardo Betin entregou em mãos ao ministro dos transportes Renan Filho, nesta sexta-feira (31/3), um dossiê propondo a viabilização da construção de uma ponte internacional que ligue Itaqui (Brasil) a Alvear (Argentina).

No documento consta a histórica luta do município pela ponte, bem como, ações integrativas entre autoridades brasileiras e argentinas.

O ofício também recorda um “acordo celebrado entre os governos brasileiro e argentino, em 15 de dezembro de 2000, em Florianópolis/SC, promulgado pelo Decreto Federal Nº. 4.990, de 18 de fevereiro de 2004, inclusive assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva, prevê ligações rodoviárias entre Itaqui/Alvear, Porto Mauá/Alba Posse e Porto Xavier/San Javier, e a viabilização da construção e operação de novas travessias rodoviárias sobre o Rio Uruguai, inclusive as obras complementares e seus acessos”.

O ministro pediu um novo encontro com Leonardo, porém em Brasília, para discutir a possibilidade da construção da ponte sobre o rio Uruguai