04/04/2023 | Terça-feira | 12h08

Inscrições de candidatos ao Conselho Tutelar de Itaqui iniciam nesta quarta-feira

Por Juliano Cabral

Foto: Divulgação / Juliano Cabral

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) publicou, na segunda-feira (03/4), o Edital nº 01/2023 sobre o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar (CT) de Itaqui. Conforme o documento, o prazo para inscrições de candidatos inicia nesta quarta-feira (5/4) e vai até 5 de maio.

A inscrição deverá ser realizada presencialmente pelo candidato no Setor de Protocolo da Prefeitura de Itaqui (Rua Bento Gonçalves, n° 335), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O processo é dividido em três etapas - inscrições, até 5 de maio; prova escrita, em 9 de julho; e eleição através de voto direto, em 1º de outubro.

“Depois de uma força tarefa conseguimos publicar o edital para as eleições para Conselheiro Tutelar que se realiza no dia 1º de outubro de 2023. Os Conselheiros Tutelares exercem uma função de extrema relevância da proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. Entretanto, a comunidade não costuma se mobilizar para comparecer às urnas. Então, deixo aqui registrado o meu convite para que todos compareçam aos locais de votação, que serão divulgados posteriormente, e votem no seu candidato. Destaco que ao contrário das eleições de 2019, em razão de uma Resolução do CONANDA, no pleito de 2023 cada eleitor poderá votar em um candidato. Os cinco mais votados serão eleitos conselheiros tutelares e terão mandato de quatro anos”, destacou a presidente do CMDCA, Mariane Contursi Piffero.