16/05/2023 | Terça-feira | 11h21

Bota-Fora: Prefeitura lança novo projeto de limpeza urbana para substituir ecopontos

Por Juliano Romero Cabral

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

A partir de 22 de maio começa a ser desenvolvido em Itaqui o projeto Bota-Fora da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Como, por exemplo, serão recolhidos galhos oriundos de podas.

O projeto vai substituir as UDCs (Unidades de Destino Certo), também conhecidas como ecopontos, situadas no perímetro urbano. A única unidade que será mantida é a localizada próxima à Granja Municipal. A Secretaria de Obras possui um cronograma, sendo definido que cada bairro será atendido em dois dias seguidos.

A recomendação aos moradores é que os resíduos sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior aos dias que o Bota-Fora estiver no bairro.

Fora dos dias de atuação nas localidades, é proibido o depósito de resíduos que possam prejudicar, impedir a passagem de pedestres ou comprometer o passeio público. A multa varia de quatro a oito UPRM’s (Unidade Padrão de Referência Municipal). Atualmente o valor da unidade é de R$ 345,64. Ou seja, o valor pode chegar a R$ 2.765,12.

Programação:

22 e 23 de maio: Bairro Ponte Seca e Centro