Notícias

16/05/2023 | Terça-feira | 11h21

Bota-Fora: Prefeitura lança novo projeto de limpeza urbana para substituir ecopontos

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social


Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

A partir de 22 de maio começa a ser desenvolvido em Itaqui o projeto Bota-Fora da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Como, por exemplo, serão recolhidos galhos oriundos de podas.

O projeto vai substituir as UDCs (Unidades de Destino Certo), também conhecidas como ecopontos, situadas no perímetro urbano. A única unidade que será mantida é a localizada próxima à Granja Municipal. A Secretaria de Obras possui um cronograma, sendo definido que cada bairro será atendido em dois dias seguidos.

A recomendação aos moradores é que os resíduos sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior aos dias que o Bota-Fora estiver no bairro.

Fora dos dias de atuação nas localidades, é proibido o depósito de resíduos que possam prejudicar, impedir a passagem de pedestres ou comprometer o passeio público. A multa varia de quatro a oito UPRM’s (Unidade Padrão de Referência Municipal). Atualmente o valor da unidade é de R$ 345,64. Ou seja, o valor pode chegar a R$ 2.765,12.

Programação:

22 e 23 de maio: Bairro Ponte Seca e Centro
25 e 26 de maio: Bairro Cerrinho e Várzea
29 e 30 de maio: Bairro Ênio Sayago e Estação
1º e 2 de junho: Bairro 24 de maio, Vila União, Vila Nova e Bonsucesso
5 e 6 de junho: Bairro da Chácara
12 e 13 de junho: Bairro Cidade Alta e Cohab
15 e 16 de junho: Bairro Capelinha
19 e 20 de junho: Bairro Dr Ayub, Vilas Ayub e Helena Moretti
22 e 23 de junho: Bairro José da Luz
26 e 27 de junho: Bairro Cafifas
29 e 30 de junho: Bairro Promorar