03/06/2023 | Sábado | 19h29

Feirão retornou com anúncios e vendas de peixes

Feirão teve boa presença de público

Foto: Juliano Romero Cabral

Quem passou pela Casa do Produtor, na rua Dom Pedro II, na manhã deste sábado (3/6), percebeu que o Feirão da Agricultura Familiar, em sua 17ª edição, cresceu. E quem parou para conferir e comprar também constatou que as opções aumentaram.

No Feirão havia comercialização de produtos do interior do município como mandioca, verduras, mel, morangos, abobora, feijão e entre outros hortigranjeiros e panificados. Mas também eram comercializados peixes dos mais variados, linguiças, cachaças e plantas. A Unidade Móvel da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferecia testagem rápida de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e aferição da pressão arterial e glicemia. O setorial de Artesanato e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) estavam presentes com a Feira do Artesanato. A Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico participou com a Sala do Empreendedor com distribuição de informativos aos feirantes.

O CastraMóvel estava exposto e as equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI) e da Vigilância Sanitária (Visa) participaram com testagem para leishmaniose e informações sobre a operacionalização da unidade. Foi anunciado que famílias que possuem o Cadastro Único (CadÚnico) poderão agendar a castração de cães e gatos machos, a partir de 19 de junho na SAMAI. Será limitada a castração de dois animais por pessoa.

O prefeito Leonardo Betin participou do Feirão, e em entrevista à imprensa, disse que “O Feirão vem numa crescente. É um trabalho que foi retomado. Após a pandemia vários feirantes aderiram. Hoje nós temos o pessoal do artesanato e agora o pessoal do peixe, é um belo trabalho em equipe, uma grande família de produtores”.

Para o titular da SAMAI, Lucian Del Fabbro, o “Feirão foi excelente, sem dúvidas um dos melhores já realizados nesta gestão. Está cada vez maior como nossos feirantes merecem”, destacou.

O Feirão da Agricultura Familiar é uma realização da SAMAI, Emater/RS-Ascar, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaqui e Maçambará.