02/06/2023 | Sexta-feira | 23h53

Itaqui e BRDE celebram histórico financiamento de R$ 22 milhões para iluminação de LED e pavimentação

Ato de celebração ocorreu no gabinete do prefeito Leonardo Betin

Foto: Juliano Romero Cabral

O maior financiamento da história de Itaqui foi celebrado, na manhã desta sexta-feira (2/6), entre Prefeitura de Itaqui e o Banco de Desenvolvimento da Região Sul do Brasil (BRDE). Foram assinados dois termos de celebração de aprovação de financiamento, somando R$ 22 milhões para investidos no município.

Os termos foram assinados pelo prefeito Leonardo Betin e o diretor de planejamento e de operações do BRDE, Otomar Oleques Vivian.

“Mudar a imagem da nossa cidade era uma grande missão que nós tínhamos. E a gente quer mesmo é melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade” disse o chefe do Executivo em entrevista coletiva. “Fico feliz em anunciar a maior conquista na história do nosso Itaqui, são R$ 17 milhões para pavimento sustentável de concreto, projeto pioneiro de sustentabilidade, e R$ 5 milhões para iluminação pública de LED, que na segunda-feira já iniciamos esta obra. E destacar que este é nosso papel, de transformar a vida das pessoas”, completou.

A secretária da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Itaqui, Istely Valle, disse esperar “que a comunidade esteja muito feliz. Nossa cidade está com outro olhar. Agora a nossa cidade está sempre em obras. Isso nos faz estarmos orgulhosos do nosso trabalho e do nosso compromisso com o cidadão”. A titular da pasta também agradeceu a dedicação de setores como planejamento, contabilidade, licitação, tesouraria, arrecadação, e entre outros.

“Isso vai de encontro com a missão de desenvolvimento que o BRDE tem com o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul”, relatou Otomar. “Com a retomada de capacidade do município de Itaqui para acessar novos recursos, o BRDE, hoje, não só está firmando estes contratos, mas como também as portas do BRDE estão abertas para outras operações que tragam benefício a todos de Itaqui”, acrescentou.

Também estavam presentes no ato de celebração, o gerente regional do BRDE, Alexandre Ness; o gerente de infraestrutura e investimento do BRDE, André Gotler; o deputado estadual Frederico Antunes (PP), o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello; o vice-prefeito de Itaqui Clóvis Ravarotto Corrêa; a primeira-dama Renata Gavarone; secretários municipais; vereadores de Itaqui e Uruguaiana; líderes de entidades representativas; e imprensa.