24/06/2023 | Sábado | 02h02

Prefeito Leonardo participa de solenidade dos 177 anos do 1º RC Mec; Vice Clóvis é agraciado como Amigo do Regimento

Prefeito Leonardo Betin prestigiou a solenidade junto aos comandantes do próprio Regimento e da Brigada de Cavalaria

Foto: Juliano Romero Cabral

Na manhã desta sexta-feira (23/6), o prefeito Leonardo Betin e o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa participaram, acompanhados de suas esposas, da solenidade alusiva aos 177 anos de atividades ininterruptas do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado Sá Britto (1º RC Mec).

O evento, realizado no pátio Coronel Daleth, na unidade do Exército, contou com a presença do comandante do 1º RC Mec, tenente-coronel Anderson Escobar Vargas; do comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com sede em Santiago (RS), general de Brigada Ádamo Luiz Colombo da Silveira; além de comandantes de outros regimentos, companhias e pelotões do Exército.

Entre autoridades civis, acompanharam o chefe do Executivo no palanque do pátio, o juiz da 2ª Vara Judicial e diretor do Foro de Itaqui, Luís Francisco Fiori, e a presidente da Câmara de Vereadores, Solange Carvalho Carniel. Ao lado, em espaço coberto, estavam o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; o delegado da Polícia Civil, Ericson Mota; o padre Guilherme Schimidt; o comandante do Pelotão de Bombeiro Militar, Francisco Leandro de Oliveira Andrade; a primeira-dama Renata Gavarone e a segunda-dama Ilma Corrêa; entre outros convidados.

Clóvis foi agraciado, junto a um grupo de convidados, com o diploma de Amigo do Regimento. Em seu currículo, o político tem passagem destacada pelo 1º RC Mec.

Ao todo, são 253 anos de existência do regimento. Porém, após posicionar-se a favor da Revolução Farroupilha, o regimento foi dissolvido em 1836.

A proclamação da Paz de Ponche Verde, assinada em 1º de março de 1845, pôs fim à Revolução Farroupilha, permitindo o retorno de militares revoltosos às fileiras do Exército Brasileiro e a reativação de algumas unidades dissolvidas em 1836. Em 25 de junho de 1846, a Unidade foi reorganizada, passando a denominar-se 4º Corpo de Cavalaria Ligeira. Após várias denominações, foi em 1973 que passou a chamar-se 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Logo, em 25 de junho é comemorado o aniversário do 1º RC Mec por ser considerado como a data, a partir da qual, a Unidade tem operado, sem sofrer interrupções, como força integrante do Exército Brasileiro.