22/06/2023 | Quinta-feira | 11h53

Prefeito participa de audiência sobre saúde pública

Por Letícia Licker

Foto: Letícia Licker

Na noite de quarta-feira (21/6), o prefeito Leonardo Betin participou de Audiência Pública sobre Saúde Pública em Itaqui realizada pela Câmara Municipal de Vereadores.

Com a presença de autoridades, profissionais de saúde e Conselhos, a audiência tratou, principalmente, das demandas e atendimentos do Pronto-Socorro (Plantão) do Hospital São Patrício de Itaqui (HSPI). Também foi abordado sobre a contratação de novos médicos e a execução de programas para melhorar o fluxo de atendimentos tanto nas unidades de saúde quanto na própria instituição hospitalar.

O secretário da Saúde, Eduardo Kulmann, explanou por alguns minutos sobre o lançamento do programa “Inverno Gaúcho”, que visa estender um terceiro turno no Centro de Saúde, com o atendimento médico e mantendo a Farmácia Municipal aberta como opção para reduzir a procura no departamento de emergência do HSPI. O titular da pasta destacou a contratação de novos médicos, como a pediatra, Mara Ayub, e a clínico geral, Lucieli Jaques.

O chefe do Executivo também abordou pontos específicos referente ao protocolo e hierarquia dos atendimentos no plantão do hospital voltado às urgência e emergência, já no caso de doenças mais leves não urgentes é aconselhável procurar as Estratégias Saúde da Família (ESF’s), Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou o Centro de Saúde que terá um terceiro turno, para não sobrecarregar o serviço hospitalar.

Entre as demais autoridades que compuseram a mesa estavam o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa; o vice-presidente do Conselho Administrativo do HSPI, Cristian Bazanella Longhinoti; a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Márcia Toazza; a coordenadora do Centro de Saúde, Maria Cândida Pillar; a presidente da Casa Legislativa, Solange Carvalho Carniel; e os vereadores Lauro Hendges (PL), Daniela Sanchotene (PMDB), Susana Diatel (PP), Sérgio Fontoura (PSB), Jocemar dos Santos (PP) e Zé Silveira (PDT).

O público, em sua maioria, era composto por profissionais da saúde, como enfermeiros, técnicos e médicos.

<<   |   >>