21/07/2023 | Sexta-feira | 10h38

21º Cavalgada da Mulher Gaúcha de Itaqui é iniciada nesta sexta-feira

Por Letícia Licker

Prefeito Leonardo e demais autoridades prestigiam a 21ª Cavalgada da Mulher Gaúcha

Foto: Juliano Romero Cabral

Na manhã desta sexta-feira (21/7), a Prefeitura de Itaqui através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), realizou a cerimônia de abertura da 21º Cavalgada da Mulher Gaúcha de Itaqui. O evento é promovido pela Associação Recreativa Cultural Cavalgada da Mulher Gaúcha de Itaqui com o apoio do Poder Executivo.

Na ocasião, foi entoado o Hino Riograndense e após a patroa da associação, Sylvana Oliveira, realizou uma breve saudação em agradecimento as cavalarianas das cidades de Maçambará, São Borja e Itaqui. A idealizadora da Cavalgada, Marli Costa, parabenizou a organização, empenho e dedicação de todas as integrantes que ainda mantém esta tradição.

Este ano, a homenageada da cavalgada foi Enelize Santiago de Oliveira que, conforme justificativa, “traz do berço o amor pela causa gaúcha e que com empenho busca manter sempre acesa a chama da tradição”.

Ao final, o prefeito Leonardo Betin cumprimentou autoridades e as cavalarianas, parabenizando pela mobilização do evento e trabalho realizado pela patronagem.

As cavalarianas percorrerão 45 km até a Estância Sociedade, de Elizea Lima Bonapace. Na localidade haverá a realização de provas artísticas e campeiras, além de baile gaúcho e demais atividades tradicionalistas. O evento se estenderá até o próximo domingo (23/7).

A solenidade de encerramento será no Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão) com a chegada das cavalarianas por volta das 17h – no qual será realizada a homenagem oficial a Enelize e entrega do troféu.

Também participaram da solenidade de abertura, o vice-prefeito, Clóvis Antônio Ravarotto Corrêa; a primeira-dama, Renata Gavarone; a secretária da SMECULT, Maricê Del Fabro; o secretário adjunto da pasta, Vicente Guterres; a presidente da Câmara de Vereadores, Solange Carvalho Carniel; os vereadores Queli Gomes Ferreira (PL) e Zé Silveira (PDT); e o padre da Paróquia São Patrício, Guilherme Schimit.

Confira a Programação:

Sexta-feira – 21 de julho

7h30 - Saída em direção à propriedade hospedeira Fazenda Sociedade de Elizea Lima Bonapace (45km);
17h – Chegada das cavalarianas a fazenda hospedeira;
18h – Inscrições para prova de Culinária Campeira (troféu);
18h30 – Torneio de Pife e Truco (troféu);
20h30 – Tertúlia com Nady Garcia e Banda;
22h – Show com Grupo Carqueja;

Sábado - 22 de julho

7h – Café Campeiro para as cavalarianas;
8h30 – Entrega dos Certificados para as cavalarianas que cumpriram o trajeto a cavalo;
– Entrega das lembranças para as cavalarianas (conforme camisas);
– Homenagens;
11h – Prova Escrita (troféu);
13h – Início das provas campeiras (inscrições pela manhã);
– Tonel;
– Estafeta;
– Rédea;
– Penca do Couro (+18);
– Provas Surpresas;
21h – Entrega das premiações;
22h – Baile de Ramada com Balanço da Fronteira;

Domingo – 23 de julho

8h – Saída das cavalarianas em direção ao Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão).
17h - Chegada no Parcão e entrega do troféu para a homenageada.