15/07/2023 | Sábado | 12h27

Catadores de recicláveis criam a Associação Vitória Oeste

Membros da diretoria ressaltam importância da criação da Associação Vitória Oeste

Foto: Juliano Romero Cabral

Na noite de sexta-feira (14/7), um grupo de catadores de resíduos recicláveis de Itaqui reuniu-se na Associação Maria das Dores para criar a Associação de Recicladores Vitória Oeste – o nome é alusivo à Vila Vitória, local onde moram a maioria dos catadores e funciona uma espécie de galpão improvisado para armazenar materiais, como plástico, alumínio e papelão.

O encontro teve o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), em estrutura e equipe técnica.

Na oportunidade, foi definida a primeira diretora da associação, formada pela presidente Bruna Martins; vice-presidente Cristiani Ferreira; primeira-secretária Gisele Marengo Vilaverde; segunda-secretária Adriana Martins; primeiro-tesoureiro Anderson Vargas; e segunda-tesoureira Carlize Fagundes.

O próximo encontro será na assembleia geral, em 21 de julho, no mesmo local, para aprovação do estatuto da nova entidade.

Antecedendo as deliberações, fizeram o uso da palavra, o prefeito Leonardo Betin, a primeira-dama Renata Gavarone, as secretárias municipais Coca Lima (SMDSH) e Istely Valle (Fazenda e Desenvolvimento Econômico), a servidora do setor de Habitação, Lisiane Bastiani, e os membros da diretoria da Vitória Oeste.

Assim como o nome, foi aprovado por unanimidade o logotipo idealizado pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Oeste (Cerest Oeste) – serviço parceiro de diversas ações da secretaria de Desenvolvimento Social relacionadas aos catadores de materiais recicláveis, incluindo a elaboração do projeto de sede à associação.