08/07/2023 | Sábado | 15h50

Itaqui reforça campanha de vacinação após aumento de doenças respiratórias e decreto estadual

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a campanha de vacinação contra a Influenza (Gripe) e Covid-19. Os imunizantes são importantes no enfrentamento contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente, em crianças.

O Governo do Rio Grande do Sul publicou, na última quinta-feira (6/7), o decreto que declara estado de emergência em saúde pública para enfrentamento da SRAG - os casos mais frequentes desta síndrome são agravamentos de doenças respiratórias, a exemplo de gripes e bronquiolites. Conforme o Estado, o decreto foi necessário devido o “aumento expressivo nos índices de internações em leitos de UTI pediátrica”.

Em Itaqui, o Governo Municipal aumentou o atendimento com médico pediatra e desenvolve o Programa Inverno gaúcho, com atendimento estendido no Centro de Saúde, até às 20h. Além disso, reforça as campanhas de vacinação, de segunda a sexta-feira, nas cinco Estratégias Saúde da Família (ESFs), as 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h, e no Centro de Saúde (Postão), das 7h15 às 12h45 e das 13h15 às 18h30.

Para receber qualquer um dos imunizantes é necessário apresentar o cartão SUS e a carteira de vacina da criança ou do adolescente. As vacinas contra a Gripe e Covid-19 estão liberadas para toda a população acima de seis meses de idade.