17/07/2023 | Segunda-feira | 17h33

Seis casas volantes são tracionadas devido à cheia do Uruguai

Casas volantes precisaram ser tracionadas devino à cheia do rio Uruguai que atinge 8,70 metros na tarde desta segunda-feira

Foto: Valdemarino Amaral / Defesa Civil Itaqui

Na tarde desta segunda-feira (17/7), seis casas volantes, no bairro Ponte Seca, foram tracionadas para locais mais altos e seguros. Ao total, o número de pessoas afetas pela cheia do rio Uruguai, em Itaqui, chega a cinco.

A execução do Plano de Contingência do município é coordenada pela Defesa Civil de Itaqui e o tracionamento das volantes pela Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural. O atendimento técnico para suporte assistencial é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH).

Por volta das 17h, a medição do nível das águas marcava 8,70 metros no Porto de Itaqui. Apesar da elevação, o ritmo de crescimento diminuiu de 3,5cm/h para 1cm/h, de domingo para segunda-feira. Ou seja, pode haver estabilização já nas próximas horas. Em São Borja, o rio baixou 57 cm nas últimas 24h.