09/08/2023 | Quarta-feira | 07h19

Escola Vicente Solés recebe o Programa de Educação Fiscal e NFG

Este é o segundo encontro com alunos da rede municipal neste ano

Foto: Divulgação / SECRETARIA DA FAZENDA

A Secretaria Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico levou o Programa Municipal de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha (NFG) para alunos do segundo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Solés, na tarde da última sexta-feira (4/8).

Com atividades lúdicas, poemas e exibição de vídeos os alunos tiveram acesso ao conteúdo de incentivo para toda a sociedade saber e acompanhar a aplicação correta dos recursos públicos, captados por meio de tributos.

Com o projeto em execução, a pasta busca fortalecer a cidadania fiscal já com os pequenos das séries iniciais. Em 19 de julho, alunos da escola Otávio Silveira foram os primeiros a receber o projeto neste ano. A proposta é ir até um dos educandários do município a cada 15 dias.

A ação é desenvolvida pela fiscal Marla Valle e a assistente administrativa Francieli Ramos Viana. Na escola Vicente Solés, as servidoras tiveram o apoio da professora Cássia Goulart da Silva, da auxiliar Jeanine Belmonte da Rosa e da supervisora Nitiele Reis de Barros.

Educação Fiscal

A Secretaria da Fazenda e desenvolvimento Econômico busca, com o Programa Municipal de Educação Fiscal, prestar informações aos cidadãos quanto à função socioeconômica dos tributos, principalmente referente à administração pública, alocação e controle de gastos públicos.

NFG

O Nota Fiscal Gaúcha é um programa do Estado que visa fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação, por meio do estímulo à emissão de documentos fiscais pelas empresas e sua exigência por parte dos consumidores.