14/09/2023 | Quinta-feira | 00h04

Acendimento do candeeiro crioulo abre a Semana Farroupilha de Itaqui 2023

Hospedeiro Marcelo Passamani acendeu o Candeeiro Crioulo do Parcão

Foto: Juliano Romero Cabral

Quando os cerca de 350 cavalarianos aproximavam do monumento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), no Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão), pontualmente às 17h desta quarta-feira (13/9), um chuvisco espesso não dispersou o bom público e muito menos quem participou da 44ª Condução da Chama Crioula de Itaqui – esta com muita precipitação pelo caminho desde quando saiu da hospedeira Fazenda Itaó na última segunda-feira (11/9).

À frente do grande grupo de homens, mulheres, idosos e crianças – todos a cavalo, sobre o lombo ou em carroças –, o proprietário da Fazenda Itaó, Marcelo Passamani, e a esposa Josseane Oliveira (Jo) lideravam a condução com a centelha até o acendimento do Candeeiro Crioulo. O evento de chegada da Chama Crioula é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT) e a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa).

Na oportunidade, também foi anunciado o nome do declamador, radialista e barbeiro, Maximiliano Soares (Candacho), como o patrono dos Festejos Farroupilhas 2023. Na sequência, foi realizado o hasteamento dos pavilhões, ficando a cargo do prefeito Leonardo Betin a bandeira do Brasil; comandante da Brigada Militar, capitão Ade Guedes, a bandeira do Rio Grande do Sul; o coordenador da Cosfa, José Rodrigues, a bandeira do município; e o patrão do CTG Rincão da Cruz, Dilon Costa, a bandeira do MTG. A titular da SMECULT, Maricê Del Fabro; o secretário adjunto da pasta, Vicente Guterres; e a primeira-dama Renata Gavarone também prestigiaram a solenidade.

“Evento de valorização da nossa história, da nossa cultura e do nosso tradicionalismo. Sabemos que estamos vivendo momentos difíceis, o povo gaúcho passa por dificuldades e temos a nossa comunidade convivendo com a enchente. Que possamos unir a nossa tradição com o momento de fraternidade e solidariedade”, lembrou o chefe do Executivo. Inclusive, está inclusa na programação a Reculuta Solidária, no sábado (16/9), para recolhimento de mantimentos e agasalhos.

Ao final do evento, a centelha da Chama Crioula foi distribuída para as 29 entidades tradicionalistas que fizeram o cortejo até o Parcão.

Neste ano, o tema dos festejos é o “Centenário da Revolução de 1923”. O Poder Executivo, com indicação da Cosfa, também homenageará com a Medalha “Orlando Jorge de Grazia” o tradicionalista Luiz Lourenço Vargas, em sessão solene a ser realizada na Câmara de Vereadores, na próxima sexta-feira (15/9), às 19h30.

O Candeeiro Crioulo no monumento do MTG ficará aceso das 8h às 21h até 20 de setembro, data que encerra os festejos. O CTG Rincão da Cruz, guardião do fogo simbólico da tradição, levará e manterá a chama acesa todas as noites em sua sede.